Notícias

Alunos fazem visita técnica no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental

Publicada em 19/09/2017, às 14h01

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Alunos fazem visita técnica no CVSA
Alunos da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo conheceram os serviços prestados no CVSA
Divulgação Semus
Alunos fazem visita técnica no CVSA
Estudantes receberam noções sobre guarda responsável e doenças transmitidas por animais

Alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, de Jardim Camburi, realizaram uma visita técnica no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), nesta última segunda-feira (18). 

Os estudantes puderam conhecer todos os setores do local e aprender sobre guarda responsável de animais. Além disso, tiveram contato com o Serviço de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua). O CVSA funciona na rua São Sebastião, no bairro Resistência.

Para o diretor do CVSA, Rogério Almeida, o sucesso das atividades de educação em saúde depende da integração entre o espaço e as comunidades nas quais ele atua. "O serviço sempre trabalha em parceria com empresas, sindicatos, escolas e associações de moradores para ajudar a diminuir as situações de risco", disse.

Atividades

O CVSA realiza palestras e abordagens educativas para conscientização e orientação da população sobre doenças transmitidas por animais (zoonoses) e fatores do meio ambiente que colocam em risco a saúde humana. 

A equipe de Educação em Saúde Ambiental também realiza trabalhos em escolas, creches, instituições de ensino superior, terminais de ônibus, supermercados, locais de grande movimentação, feiras livres, semáforos, praças e eventos.

São realizadas diversas atividades, como: exposição de maquete com diversos ambientes; abordagem, panfletagem e orientação no combate a dengue e outras zoonoses; apresentação de teatro de figurino e de fantoches; contação de histórias; jogos educativos e brincadeiras para sensibilização sobre gestão de resíduos e preservação do meio ambiente; pintura de rosto nas crianças; planejamento e execução de oficinas em geral, como puffs com pneus e reciclados.

Quem deseja solicitar orientações, visita técnica ou palestras pode ligar para o Fala Vitória 156.


Voltar ao topo da página