Notícias

Alunos demonstram organização e segurança após alarme falso de incêndio

Publicada em 14/06/2019, às 08h25

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Defesa Civil/Divulgação
Gravação de simulado contra incêndio
Alunos e servidores da rede municipal estão sendo capacitados para atuar em casos de incêndios

Implementar entre os estudantes da rede municipal de ensino a cultura da prevenção a incêndios e acidentes é mais um compromisso da Secretaria Municipal de Educação (Seme), pasta que integra o Comitê de Gestão Integrada de Segurança contra Incêndios.

Criado pela PMV em fevereiro, o comitê tem como objetivo intensificar as ações de segurança em todos os equipamentos públicos da capital, realizando, entre outros, simulados de incêndios em unidades de ensino.

Um episódio inusitado ocorreu nesta semana e revelou o quão importante é trabalhar essa temática entre as crianças e os jovens da rede municipal. Mostra também que o trabalho, realizado em conjunto entre Seme, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, é imprescindível e já começa a render bons frutos.

Alarme de incêndio

Tudo aconteceu em um dia letivo normal na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, em Resistência. Durante o horário de aula, o alarme de incêndio da unidade disparou acidentalmente e, como em uma situação real, pegou todos de surpresa, tanto educadores e profissionais quanto estudantes.

Mas o que chamou a atenção foi a atitude dos alunos. Assim que ouviram o alarme, eles não se assustaram nem mostraram desespero. Pelo contrário, agiram rápido, de maneira organizada e consciente, surpreendendo os próprios educadores.

Eles se juntaram aos profissionais da escola para executar todos os procedimentos necessários ao lidar com situações de emergência. Com um detalhe: os estudantes não sabiam que se tratava de um “alarme falso”.

Comprometimento

"A postura deles foi surpreendente. Todos se mostraram preparados para realizar uma saída de emergência da escola. Foi incrível ver como eles se mostraram preocupados e comprometidos em seguir os passos e orientações que foram transmitidos pelas equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil durante a gravação do simulado", revela a diretora da unidade, Elaine Mota de Paula.

Enquanto se preparavam para deixar as dependências da escola da maneira como foram orientados, veio a confirmação de que tudo não passou de um incidente, para alívio de todos.

Passado o susto, os alunos voltaram às salas para suas atividades, mas com a sensação de que estão prontos para ajudar a lidar com situações emergenciais que, por ventura, possam vir a acontecer, seja no ambiente escolar ou fora dele.

Simulados

Defesa Civil/Divulgação
Gravação de simulado contra incêndio
Simulados integram o Plano de Emergência e Combate a Incêndios

No último dia 5 de junho, a Prefeitura de Vitória realizou na Emef Rita de Cássia a gravação de mais um simulado de incêndio, que será utilizado em capacitações de professores e servidores da Educação.

A atividade foi coordenada pela Defesa Civil de Vitória e acompanhada pelo Corpo de Bombeiros e por profissionais da Seme. Ela faz parte das ações do Plano de Emergência e Combate a Incêndios, lançado a partir da criação do comitê.

"Ações como o simulado na Emef Rita de Cássia constituem um projeto inovador, que é o de intensificar no universo escolar a cultura de prevenção e combate a incêndios. Através da parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil, traçamos um planejamento que envolve todas as nossas escolas e equipamentos”, revela a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Programa Municipal de Prevenção e Segurança nas Escolas

Promover essa cultura de prevenção também é um dos objetivos do Programa Municipal de Prevenção e Segurança nas Escolas, que foi implementado este ano em toda rede municipal de ensino.

"Criamos o programa com o propósito de assegurar que seja instituída essa nova cultura, da prevenção e proteção. Por isso, estamos centrando nosso trabalho na formação continuada das comunidades escolares, na elaboração do plano de emergência em cada escola e na realização de simulados. São novos comportamentos que passam a ser desenvolvidos no ambiente escolar para contagiarem a sociedade como um todo", explica Adriana.

Criança Segura

Trabalhar o cuidado e a prevenção no universo escolar não é uma novidade na educação pública de Vitória. Além de projetos pedagógicos e institucionais desenvolvidos pelos professores e pedagogos das unidades de ensino, desde 2017, a Seme oferta a todos os seus profissionais o curso “Criança Segura para Multiplicadores”.

A formação ocorre em parceria com a Organização Criança Segura, cuja missão é promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos de idade. Pais, familiares e comunidade também podem fazer a formação.

As atividades abordam os diversos tipos de acidentes que mais acontecem com crianças, desde os mais simples, como uma queda em um parquinho, até os mais complexos, como a colisão de veículos em alta velocidade. Através de uma plataforma digital, os cursistas trabalham a partir de temas como quedas, afogamentos, sufocações e intoxicações, entre outros.


Voltar ao topo da página