Notícias
Alunos de escola em tempo integral escolhem as disciplinas eletivas do semestre
Publicada em 06/08/2015, às 17h55 | Atualizada em 10/08/2015, às 11h45
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Maxuel Rodrigues


Na organização curricular, matemática, cinema, português, gastronomia, ciências, música e muito mais. Pareceu estranho? Não para os cerca de 1,2 mil alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral de Vitória (Emefti), que, nesta semana, fizeram suas escolhas para as disciplinas eletivas do segundo semestre. Os temas foram definidos pela escola e os próprios alunos escolheram de quais participar.
Na Emefti Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, por exemplo, os alunos do 6º ao 9º ano que optaram por participar da eletiva "Luz, câmera e ação" vão produzir um curta-metragem com base na poesia "Mulata Exportação", da poetisa capixaba Elisa Lucinda. E não para por aí. Esta eletiva aborda a cultura afroindígena no Brasil e, no decorrer do semestre, os alunos vão fazer adaptações de outras três películas nacionais sobre a temática: “Faroeste Caboclo”, “O Besouro” e “O Guarani”.
"Essa eletiva busca compreender o processo de inserção dos indígenas e negros como matrizes étnicas na composição do caldeirão cultural brasileiro, ressaltando a valorização das origens para a formação da identidade de ser e pertencer ao Brasil", explicou a professora de História e idealizadora da disciplina, Thaís Dantas.
De acordo com ela, a eletiva tem como objetivo apresentar a história do povo brasileiro, resgatando os valores culturais, artísticos, religiosos, culinários, a música e a dança por meio do cinema.
Percussão
Outra disciplina que chama a atenção na unidade de ensino é "Batucando com sucata". Os integrantes são alunos do 2º e 3º anos que, durante o primeiro semestre, aprenderam a transformar objetos de plástico e papelão que antes seriam descartados em instrumentos de percussão.
"Eu sempre gostei de música e de dançar. Por isso decidi participar dessa eletiva. Eu e meus amigos construímos o tambor e o chocalho. Eu diria que participar de uma disciplina só de música melhorou consideravelmente a minha concentração na sala de aula. Quero conhecer mais de música e aprender a tocar violão e violino", contou Kaylani Bento de Souza, de 8 anos.
Confira todas as eletivas do segundo semestre 2015:
Emefti Eunice Pereira Silveira
Emefti Anacleta Schneider Lucas
Emefti Moacyr Avidos