Notícias

Alunos de Cmei vão às ruas de Jardim Camburi alertar moradores contra a dengue

Publicada em 23/03/2018, às 13h52

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Caminhada de alunos de Jardim Camburi contra a dengue
Alunos do Cmei João Pedro de Aguiar foram à feira livre de Jardim Camburi e entregaram fôlderes educativos
Divulgação Semus
Caminhada de alunos de Jardim Camburi contra a dengue
Estudantes saíram do Cmei e fizeram uma caminhada pelas vias do bairro para alertar os moradores contra o mosquito Aedes aegypti

As ações de combate à dengue não param em Vitória. Nesta sexta-feira (23), profissionais da Unidade de Saúde (US) de Jardim Camburi ganharam o reforço dos pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro de Aguiar para conscientizar a população sobre a eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nas residências. 

Ao todo, 46 alunos do Grupo 6 realizaram uma caminhada junto com os agentes de combate a endemias. Com faixas e bandeira, a ação teve início no Cmei e foi até a feira livre do bairro, onde os alunos distribuíram fôlderes educativos a feirantes e moradores. O evento contou ainda com a colaboração da Guarda Municipal de Vitória, que deu o apoio para garantir a segurança dos pequenos.

A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, pede que as pessoas vistoriem suas casas e imóveis, pelo menos, uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada. "Se cada um fizer sua parte, conseguiremos romper o ciclo de vida do mosquito. Nós estamos fazendo a nossa parte. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa".

Tratamento e cuidados

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, com vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV).

Check list

Os moradores também podem fazer o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo lembra de refazer a conferência.


Voltar ao topo da página