Notícias

Alimentação escolar: comitiva visita práticas agrícolas de Santa Maria de Jetibá

Publicada em 11/10/2017, às 18h15 | Atualizada em 16/10/2017, às 15h10

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alan Rodrigues Costa


André Sobral
Missão FAO Guiana
André Sobral
Missão FAO Guiana

A comitiva da Guiana e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), composta pela primeira-dama do país, Sandra Granger, ministros de Estado e outras autoridades, esteve, nesta quarta-feira (11), em Santa Maria de Jetibá, acompanhada da secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, e de uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O grupo, que veio à capital conhecer o Programa de Alimentação Escolar aplicado na rede municipal de ensino, foi à cidade serrana visitar práticas de agricultura familiar desenvolvidas em parceria com a Prefeitura de Vitória. Durante a visita, a comissão conheceu a metodologia de trabalho da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrana do Espírito Santo.

Adriana Sperandio destacou as características favoráveis do Estado para a agricultura familiar e a qualidade dos alimentos servidos nas unidades de ensino. "Podemos atrelar a excelência do nosso programa alimentar ao trabalho dedicado do Conselho de Alimentação Escolar e também ao trabalho exemplar e sustentável das cooperativas agrícolas", assinalou.

Ao retornarem de Santa Maria de Jetibá, a comitiva foi recebida na sede da Seme, em Itararé, com a apresentação do coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga.

Visita anterior

Em maio deste ano, uma comissão técnica da FAO já havia visitado Vitória e o município de Santa Maria de Jetibá, que fornece parte dos alimentos para as escolas da capital, também com o propósito de conhecer as práticas alimentares realizadas na rede municipal de ensino.

Na ocasião, representantes de 12 países da América Latina e do Caribe estiveram em Santa Maria, na comunidade de Alto Santa Maria, para conhecer a experiência dos agricultores da região. Os integrantes do grupo representavam Brasil, Bermudas, Costa Rica, Panamá, Jamaica, Suriname, Bahamas, El Salvador, Guatemala, Trinidade e Tobago, Guiana e Paraguai.

A escolha por Vitória aconteceu devido ao sucesso das práticas alimentares nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A alimentação nas unidades de ensino da Capital é referência na América Latina.

André Sobral
Missão FAO Guiana
André Sobral
Missão FAO Guiana

Escolas

Na manhã desta terça-feira (10), a comitiva esteve na Emef de Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, para conhecer a unidade e também acompanhar o momento da refeição. Na Emef, eles foram recebidos pelos estudantes e pela equipe de professores e funcionários. Durante a tarde, a visita foi ao Cmei Aécio Bispo dos Santos, no Jaburu, onde também puderam acompanhar a alimentação dos alunos e conhecer a unidade. Veja a matéria.

Aprendizado

A primeira-dama da Guiana, Sandra Granger, agradeceu o privilégio de estar no Espírito Santo e ter a oportunidade de aprender sobre a alimentação saudável e sustentável aplicada nas escolas da cidade de Vitória. "Esperamos aprender muito sobre o sistema utilizado na cidade", disse entusiasmada.

A secretária de Educação destacou o empenho da equipe de Gestão Escolar e da área de Nutrição da Pasta em oferecer a melhor alimentação aos alunos da rede de ensino. "Trabalhamos buscando a excelência, focando numa alimentação balanceada e sustentável", assinalou, lembrando que durante os 200 dias letivos do ano são servidas cerca de 23 milhões de refeições aos estudantes das 103 unidades de ensino de Vitória, um número considerado bastante alto.

André Sobral
Missão FAO Guiana
André Sobral
Missão FAO Guiana

Voltar ao topo da página