Notícias
Ações do Maio Amarelo apostam no humor para falar de segurança no trânsito
Publicada em 13/05/2016, às 18h33 | Atualizada em 13/05/2016, às 18h33
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
A campanha Maio Amarelo continua com várias ações voltadas para chamar a atenção da população para os acidentes no trânsito.
Nesta última quinta-feira (12), as crianças do Cajun de Nova Palestina puderam assistir ao Teatro dos Bonecos da Guarda Civil Municipal, além de participar do Circuito no Trânsito, simulando o trânsito na cidade com a equipe de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).
A pequena Ana Carolina Sacheto, 10 anos, gostou de tudo: "Aprendi muito, principalmente sobre o semáforo e como devemos prestar atenção nele na hora de atravessar uma rua".
Sua amiga Crislaine Santos, 11 anos, também aprendeu: "Só podemos atravessar quando o sinal permitir e na faixa de pedestres".
Este ano, é a primeira vez que o Maio Amarelo vai até os Cajuns. Para a coordenadora do Cajun de Nova Palestina, Sônia Maria Neves, as crianças estão aproveitando para aprender mais sobre como se comportar no trânsito. "Elas comentam durante a semana que gostaram do evento, relembram o que ouviram na peça e o que aprenderam no Circuito do Trânsito. Acredito que é muito positivo para as nossas crianças, principalmente para as que precisam atravessar vias movimentadas como a rodovia Serafim Derenze. Elas passaram a prestar mais atenção nos semáforos e nas faixas de pedestre", afirma Sônia.
A coordenadora da Educação para o Trânsito, Elizane Maria Carneiro, afirma que a ação em conjunto com a Guarda torna a experiência mais rica. "As crianças ouvem as orientações pelo teatro e depois vão colocar na prática no nosso Circuito no Trânsito. Uma ação complementa a outra e o aprendizado fica mais forte".
Para o agente de trânsito Pinheiro, trabalhar com ações de educação na infância é a forma mais eficiente de prevenir acidentes no futuro. "As crianças aprendem muito e acabam impactando os pais, professores e os adultos que convivem com elas".
Blitz educativa
Nesta sexta (13), agentes da Guarda e atores do grupo Avalanche fizeram uma ação em conjunto na avenida Fernando Ferrari, em frente à Ufes, em Jardim da Penha. Os motoristas eram convidados a parar para ouvir o grupo, que, com humor e irreverência, passava um recado sério: é preciso respeito no trânsito para evitar acidentes.
Os condutores receberam orientações sobre o uso do cinto de segurança, inclusive para os passageiros, e o risco de falar ou teclar ao celular.