Notícias

Aberto edital para escolha de entidade que fará gestão do Cais do Hidroavião

Publicada em 02/08/2018, às 17h35 | Atualizada em 04/08/2018, às 11h43

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Cais do Hidroavião
A proposta do edital é que ações e atividades de diversas áreas sejam realizadas no espaço

O edital de chamamento público para gestão e desenvolvimento de atividades no Cais do Hidroavião, na capital, já está aberto para inscrição de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos. A proposta é que ações e atividades voltadas para as áreas cultural, histórica, turística, de artesanato e de empreendedorismo sejam realizadas no espaço.

Na primeira fase, as inscrições de participação na seleção, visando a celebração de acordo de cooperação para a gestão do imóvel, correrão por meio da entrega de envelope contendo a proposta técnica, na sede da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), situada na rua Vitório Nunes da Mota, 220, 7º e 8º andares, na Enseada do Suá. O prazo vai até o dia 30 de agosto.

Somente na segunda fase será exigida a apresentação da documentação de habilitação (documentação fiscal, jurídica e atestado de capacidade técnica) da entidade cuja proposta técnica tenha sido classificada em primeiro lugar pela comissão de seleção. A terceira e última fase é a assinatura do termo de cooperação entre a CDV e a entidade vencedora, após a cessão da área pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

“A recuperação do Cais do Hidroavião é parte da nossa estratégia de valorizar prédios históricos, locais importantes da cidade, como a sede do clube Saldanha da Gama, a Ponte Seca, que já fizemos a restauração, o Mercado da Capixaba, que vai passar por restauração, e, no caso do Cais do Hidroavião, um ponto fundamental que tem vocação turística de gastronomia, de shows culturais, e que certamente vai valorizar muito aquela orla, que é parte da nossa estratégia de desenvolver a orla da baía noroeste como é desenvolvida a orla leste, onde estão as praias da cidade”, explicou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Segundo o presidente da CDV, Leonardo Krohling, este edital de chamamento é importante para que o espaço possa voltar a ser utilizado pela população. “O Cais do Hidroavião é um importante equipamento para o desenvolvimento do turismo e da economia da região, estando, inclusive, previsto no Plano Diretor de Turismo de Vitória (PDTur)”, apontou.

“O Cais do Hidroavião é uma edificação que tem uma história muito interessante, que traz toda a importância do seu contexto turístico. O local serviu como primeiro ponto de ligação aérea com outras cidades e países, por meio do serviço aeropostal, que possuía uma rota entre Vitória e Toulouse, na França. Então, essa recuperação da vida do espaço do Cais busca também resgatar essa memória vivenciada no passado, destacando o patrimônio imaterial do aeropostal”, contou o diretor de Turismo da CDV, Felipe Ramaldes.

Intervenções

A entidade vencedora do edital de chamamento público arcará com os custos de reforma, restauro e revitalização do imóvel, incluindo seu passeio frontal, bem como a reforma do cais e a instalação de um flutuante para atracamento de pequenas embarcações. As intervenções serão objeto de análise e aprovação por órgão municipal competente, considerando o tipo e o grau de proteção do imóvel.

Além disso, a vencedora deverá fomentar projetos que proporcionem oportunidades de visibilidade da imagem cultural, histórica, turística e empreendedora da cidade de Vitória; criar um espaço para visitação e conhecimento da história do Cais do Hidroavião; e destinar o imóvel como um local que sirva como atrativo turístico para visitação, dentre outras atividades.

Requisitos e etapas

Os requisitos necessários para a participação, bem como as etapas do chamamento publico podem ser conhecidas acessando o aqui o edital. É necessário fazer um cadastramento.


Voltar ao topo da página