Notícias

Semmam disponibiliza telefone exclusivo para recolhimento de animais silvestres

Publicada em 29/12/2017, às 14h18 | Atualizada em 29/12/2017, às 17h20

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Recolhimento de animais, captura
Cidadãos agora têm um canal exclusivo para solicitar o recolhimento de animais silvestres, como cobras
Divulgação Semmam
Recolhimento de animais, captura
Corujas constantemente são localizadas por moradores em Vitória

As pessoas que localizarem animais silvestres nas ruas, parques, praças, residências e outros espaços podem ligar para o número (27) 99724-2788, que ficará disponível 24 horas por dia - durante toda a semana - exclusivamente para o trabalho de recolhimento. Para o pedido de resgate, os cidadãos podem, inclusive, usar o aplicativo WhatsApp. 

Técnicos de plantão da Gerência de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) serão os responsáveis pelo atendimento.

"O munícipe liga e passa as informações onde o animal está e uma equipe, por terra ou mar, irá até o local para fazer o recolhimento dele, que, após examinado pela médica veterinária da Semmam, será devolvido ao seu habitat natural ou encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)", destacou a gerente de Fiscalização Ambiental da Semmam, Priscila Ligia Viana Alvarino.

Para o secretário da Semmam, Luiz Emanuel Zouain da Rocha, este é mais um grande passo para a solução do recolhimento de animais sinantrópicos na área urbana de Vitória.

"O primeiro grande passo para cuidar da vida animal em Vitória foi a criação da Subsecretaria do Bem Estar Animal, na qual os animais passaram a ter uma atenção toda especial, dentro de um grande conjunto que é o Meio Ambiente. Com esse telefone exclusivo funcionando 24 horas, teremos um canal único com a população para que ela possa ligar e falar diretamente com os técnicos, que irão até o local recuperar o animal", destacou Zouain.

Animais sinantrópicos

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem. Diferem dos animais domésticos, os quais a pessoa cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos e pássaros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo e porcos).

Matéria relacionada

Prefeitura monitora praias de Vitória para controle de caramujo africano


Voltar ao topo da página