Notícias

Empatia: a educação se faz com diálogo, comprometimento e cooperação

Publicada em 05/04/2023, às 19h00

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Juliana Rohsner


Comunicação PMV
Empatia: a educação se faz com diálogo, comprometimento e cooperção

O ataque a uma escola é um ataque a todas as escolas. Neste momento de profunda dor, manifestamos o nosso total repúdio a todas as formas de violência. Não podemos naturalizar esses ataques. Também neste momento, afirmamos a nossa irrestrita solidariedade a todos os familiares e profissionais da educação atingidos por mais um episódio que não desejamos ver se repetir nunca mais.

O luto é coletivo. As soluções para um desafio tão complexo e para o qual não há resposta simples também devem ser. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) atua em três eixos diante do desafio dos casos de violência contra as escolas.

O primeiro eixo é o investimento na infraestrutura física, identificando possíveis fragilidades e fazendo as intervenções necessárias. Um exemplo disso é mexer na localização da secretaria escolar, tirando esse setor de dentro da escola e realocando em um lugar que não seja necessário entrar no prédio da unidade de ensino para fazer o atendimento a quem chega para fazer matrícula, pedir algum documento ou informações. Desde 2021, todas as 103 unidades de ensino de Vitória já passaram por intervenções físicas, desde obras macro de reforma até pequenos reparos e modificações mais simples.

O segundo eixo é a parceria com a Secretaria de Segurança Urbana (Semsu), com a presença da Guarda Civil Municipal de Vitória fazendo o trabalho ostensivo próximo às unidades de ensino, e o investimento no botão do pânico para toda a rede, garantindo atendimento célere caso seja necessário fazer o acionamento. O botão do pânico deve ser acionado em alguma situação de risco para a unidade de ensino, interna ou externa.

O terceiro eixo são as práticas pedagógicas para promover uma cultura de paz na rede, utilizando a metodologia para promover o diálogo, superar os conflitos e resolver os problemas de forma consensual e colaborativa. A Secretaria de Educação tem em sua estrutura comissões permanentes de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), de Educação das Relações Étnico-Raciais (Cerer), de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e de Práticas Restaurativas na Educação (CPRE). O trabalho feito é tanto preventivo, com formações continuadas ofertadas aos profissionais da rede ao longo do ano, quanto ativo, dentro das unidades de ensino, quando identificada alguma situação de violência naquela comunidade escolar. O objetivo desse trabalho é que nenhuma violência seja naturalizada ou invisibilizada.

A Seme trabalha junto aos diretores e diretoras escolares para ofertar em todas as unidades de ensino de Vitória uma educação comprometida com a construção de um ambiente escolar pacífico e humanizado, com o desenvolvimento e o fortalecimento de valores, atitudes e comportamentos baseados no respeito à vida, na promoção e prática da não-violência, do diálogo e da cooperação.


Voltar ao topo da página