Notícias

Vitória tem plano para otimizar serviços ao cidadão com uso da Inteligência Artificial

Publicada em 16/01/2025, às 15h05 | Atualizada em 17/01/2025, às 14h20

Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Apresentação do Plano Estratégico da IA regenerativa
Apresentação do Plano Para Implantação da Inteligência Artificial Generativa no serviços da PMV. (ampliar)
Marcos Salles
Apresentação do Plano Estratégico da IA regenerativa
Apresentação do Plano Para Implantação da Inteligência Artificial Generativa no serviços da PMV. (ampliar)

Para ampliar os horizontes e com foco na otimização do trabalho, principalmente no atendimento aos cidadãos, a Prefeitura de Vitória preparou um plano para implantação da Inteligência Artificial Generativa em seus serviços. O plano foi apresentado nesta quinta-feira (16) para o prefeito, Lorenzo Pazolini, e a vice-prefeita, Cris Samorini.

A proposta é implantar o uso da IA em diferentes áreas da gestão, para personalizar os dados e integrar as informações, de forma que promova  melhorias no atendimento ao cidadão e potencialize os resultados do trabalho desenvolvido pelosos servidores.

Pazolini ressalta a necessidade de estar atento aos avanços tecnológicos e do uso das ferramentas em favor dos cidadãos. "O segredo é continuar transformando e potencializando nossos atendimentos, com eficiência e rapidez. Entregar essas inovações para nossa cidade é importante para continuar mantendo Vitória como uma cidade que oferece serviços de qualidade para os cidadãos em todas as secretarias".

Cris Samorini parabenizou o trabalho da equipe e reiterou a importância desses estudos. "Sem dúvida alguma, com esse projeto podemos melhorar nossa produtividade e evoluir cada vez mais. Essas escolhas são muito boas para promover mais informação dentro da gestão e para os cidadãos de Vitória".

Os estudos foram realizados por representantes da Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges), Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/Sub-TI), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Ações

O plano abrange ações que serão realizadas de 2025 a 2028, com estudos que são voláteis e podem ser atualizados de acordo com a evolução da tecnologia. Com o projeto, a gestão vai facilitar a interação com o cidadão, além de garantir a transparência e a inovação no setor público.

O secretário de Gestão e Planejamento, Régis Mattos, afirma que a integração dessas tecnologias com todas as secretarias será de grande ganho para a gestão. "Temos que juntar as informações para entender como é necessário melhorar o atendimento e integrar os dados para promover políticas públicas mais eficazes".

Melhorias em diferentes áreas

Entre as áreas da administração municipal que podem se beneficiar da implementação da Inteligência Generativa, destacam-se a saúde, educação, segurança pública, gestão e atendimento ao cidadão.

Saúde

A Inteligência Artificial Generativa pode revolucionar a saúde pública em Vitória, permitindo o suporte aos profissionais e ampliação da comunicação com o usuário, possibilitando a automação de processos, tais como agendamento de consultas e orientação medicamentosa, promovendo maior acessibilidade e apoio à gestão.

Educação

O plano pode oferecer suporte aos profissionais com materiais didáticos adaptados às suas necessidades específicas. Além disso, ela proporciona assistência virtual a professores e promove a inclusão educacional, tornando o ensino mais acessível, eficaz e dinâmico.

Gestão

A IA Generativa pode auxiliar na análise de documentos, na elaboração de relatórios, na gestão de projetos e na realização de análises que informem a tomada de decisões táticas e estratégicas.

Segurança pública

A segurança pública em Vitória também pode ser fortalecida com a implementação do programa, permitindo a análise de dados de incidentes, áreas e/ou situações de risco, monitoramento social, detecção de ameaças potenciais e desenvolvimento de sistemas de alerta precoce.

Atendimento ao cidadão

A experiência de atendimento pode ser melhorada com a automatização do atendimento por meio de assistentes virtuais, personalizando a comunicação com base nas necessidades individuais e agilizando a resposta às demandas.

Marcos Salles
Apresentação do Plano Estratégico da IA regenerativa
Apresentação do Plano Para Implantação da Inteligência Artificial Generativa no serviços da PMV. (ampliar)
Marcos Salles
Apresentação do Plano Estratégico da IA regenerativa
Apresentação do Plano Para Implantação da Inteligência Artificial Generativa no serviços da PMV. (ampliar)

Voltar ao topo da página