Notícias
Vitória tem plano para otimizar serviços ao cidadão com uso da Inteligência Artificial
Publicada em 16/01/2025, às 15h05 | Atualizada em 17/01/2025, às 14h20
Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Para ampliar os horizontes e com foco na otimização do trabalho, principalmente no atendimento aos cidadãos, a Prefeitura de Vitória preparou um plano para implantação da Inteligência Artificial Generativa em seus serviços. O plano foi apresentado nesta quinta-feira (16) para o prefeito, Lorenzo Pazolini, e a vice-prefeita, Cris Samorini.
A proposta é implantar o uso da IA em diferentes áreas da gestão, para personalizar os dados e integrar as informações, de forma que promova melhorias no atendimento ao cidadão e potencialize os resultados do trabalho desenvolvido pelosos servidores.
Pazolini ressalta a necessidade de estar atento aos avanços tecnológicos e do uso das ferramentas em favor dos cidadãos. "O segredo é continuar transformando e potencializando nossos atendimentos, com eficiência e rapidez. Entregar essas inovações para nossa cidade é importante para continuar mantendo Vitória como uma cidade que oferece serviços de qualidade para os cidadãos em todas as secretarias".
Cris Samorini parabenizou o trabalho da equipe e reiterou a importância desses estudos. "Sem dúvida alguma, com esse projeto podemos melhorar nossa produtividade e evoluir cada vez mais. Essas escolhas são muito boas para promover mais informação dentro da gestão e para os cidadãos de Vitória".
Os estudos foram realizados por representantes da Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges), Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/Sub-TI), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Ações
O plano abrange ações que serão realizadas de 2025 a 2028, com estudos que são voláteis e podem ser atualizados de acordo com a evolução da tecnologia. Com o projeto, a gestão vai facilitar a interação com o cidadão, além de garantir a transparência e a inovação no setor público.
O secretário de Gestão e Planejamento, Régis Mattos, afirma que a integração dessas tecnologias com todas as secretarias será de grande ganho para a gestão. "Temos que juntar as informações para entender como é necessário melhorar o atendimento e integrar os dados para promover políticas públicas mais eficazes".
Melhorias em diferentes áreas
Entre as áreas da administração municipal que podem se beneficiar da implementação da Inteligência Generativa, destacam-se a saúde, educação, segurança pública, gestão e atendimento ao cidadão.
Saúde
A Inteligência Artificial Generativa pode revolucionar a saúde pública em Vitória, permitindo o suporte aos profissionais e ampliação da comunicação com o usuário, possibilitando a automação de processos, tais como agendamento de consultas e orientação medicamentosa, promovendo maior acessibilidade e apoio à gestão.
Educação
O plano pode oferecer suporte aos profissionais com materiais didáticos adaptados às suas necessidades específicas. Além disso, ela proporciona assistência virtual a professores e promove a inclusão educacional, tornando o ensino mais acessível, eficaz e dinâmico.
Gestão
A IA Generativa pode auxiliar na análise de documentos, na elaboração de relatórios, na gestão de projetos e na realização de análises que informem a tomada de decisões táticas e estratégicas.
Segurança pública
A segurança pública em Vitória também pode ser fortalecida com a implementação do programa, permitindo a análise de dados de incidentes, áreas e/ou situações de risco, monitoramento social, detecção de ameaças potenciais e desenvolvimento de sistemas de alerta precoce.
Atendimento ao cidadão
A experiência de atendimento pode ser melhorada com a automatização do atendimento por meio de assistentes virtuais, personalizando a comunicação com base nas necessidades individuais e agilizando a resposta às demandas.