Notícias
Vitória tem melhoras expressivas em resultados de balneabilidade
Publicada em 05/06/2021, às 13h12 | Atualizada em 05/06/2021, às 13h13
Por Renata Zacaroni, com edição de Renata Zacaroni
Com a colaboração de Felipe Mansur
Uma boa notícia às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no sábado (5). Dos 21 pontos de orla monitorados entre Jardim Comburi e a Ilha do Boi, 20 estão próprios para banho. Apenas o Ponto 09, na altura de Jardim da Penha, que é interditado, não é indicado para recreação.
A Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) monitora, permanentemente, o trecho de orla. Semanalmente, são coletadas amostras de águas nos referidos pontos e feitas análises laboratoriais para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes. O resultado da balneabilidade vale até o próximo dia 10.
Entre as ações para melhorar a balneabilidade em Vitória estão a intervenção no sistema de drenagem da Praia da Guarderia, o reforço na fiscalização de ligações irregulares de esgoto e ações de limpeza da Baía de Vitória. Só na última semana, foram retiradas 170 toneladas de lixo da baía e regiões de mangue.
Obra garante Praia da Guarderia própria para banho pela sexta vez seguida
Desde o início da intervenção no sistema de drenagem da Guardeia (Pontos 12 e 12A), na Curva da Jurema, no dia 23 de abril, a praia vem sendo classificada como “Local próprio para banho”, bandeira verde. É a sexta semana seguida de resultados positivos.
As obras estão em fase final e consistem na instalação de um duto que conduz as águas da elevatória de águas pluviais (que é uma estação de bombeamento para retirar águas de região baixa) à elevatória de esgoto, ambas na avenida Saturnino de Brito, retirando, assim, o lançamento irregular de esgoto no local, que hoje chegava à praia pela rede de drenagem municipal. A destinação final é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mulembá, no bairro Joana D´Arc.