Notícias

Vitória reforça ações educativas durante o período de defeso do caranguejo-uçá

Publicada em 18/11/2024, às 15h00 | Atualizada em 18/11/2024, às 16h13

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Felipe B. Fraga/Semmam
Fiscalização percorre manguezal da capital para vistoriar período da andada

Durante o período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que ocorre de 31 de setembro a 30 de novembro para todos os indivíduos, e até 31 de dezembro para as fêmeas, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) intensifica ações de conscientização sobre a preservação ambiental. O objetivo é proteger a espécie e sensibilizar a população sobre a importância dos manguezais para o equilíbrio ecológico e cultural da região.

O defeso do caranguejo corresponde ao período de troca de carapaça e crescimento do caranguejo, quando sua captura, transporte e comercialização são proibidos em diversos estados, incluindo Espírito Santo. 

A Prefeitura de Vitória, por meio da Gerência de Educação Ambiental da Semmam, desenvolve atividades educativas desde o início do ano, com maior foco durante a andada e o defeso. As ações envolvem escolas, bares, restaurantes e espaços comunitários, destacando-se iniciativas como teatros, exposições interativas e jogos educativos.

Mangue

Os manguezais ocupam 12% da área de Vitória, sendo o principal deles a Estação Ecológica Ilha do Lameirão. Além de sua importância ecológica, eles sustentam tradições culturais e econômicas, como a pesca e a fabricação de panelas de barro. "Essas áreas são fundamentais para a sobrevivência de famílias e compõem a identidade cultural capixaba", reforça a Gerente de Educação Ambiental, Juliana Silvestre.

Por meio do projeto "Mangueando na Educação", a Semmam realizou 296 atividades, atendendo a 3.767 pessoas em 106 grupos diferentes. As ações, promovidas pelos Centros de Educação Ambiental (CEAs), englobam regiões como Grande São Pedro, Goiabeiras e Jardim Camburi. "A capilaridade dessas atividades fortalece a preservação do ecossistema e das tradições locais", destaca a Gerente de Educação Ambiental, Juliana Silvestre.

A Semmam também promoveu limpezas em áreas de manguezais, envolvendo pescadores, catadores de caranguejo, Guardiões Ambientais Mirins e moradores locais. Além disso, campanhas educativas em feiras livres e bares continuarão em novembro e dezembro, com apoio da empresa Synergia.

Ações futuras incluem abordagens em estabelecimentos comerciais e campanhas digitais. Cartazes serão distribuídos em ônibus e pontos estratégicos, reforçando a mensagem da importância do defeso e da preservação dos manguezais.

Para mais informações, acesse o portal de Educação Ambiental de Vitória, o InterageVix.


Voltar ao topo da página