Notícias

Vitória é premiada mais uma vez em case de vacinação

Publicada em 21/11/2024, às 17h50 | Atualizada em 21/11/2024, às 18h15

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Vitória é mais uma vez premiada em case de vacinação
Vitória recebe prêmio de Ampliação de Acesso às Vacinas - Trabalho Integrado entre Saúde e Educação. (ampliar)

Vitória da Vacina! A Saúde de Vitória é destaque novamente, dessa vez, com o prêmio de Ampliação de Acesso às Vacinas - Trabalho Integrado entre Saúde e Educação. A experiência da capital foi apresentada na a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, que aconteceu em Brasília, entre os dias 18 e 20 de novembro.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio, foi quem representou a capital para receber o prêmio. Durante a apresentação do case de Vitória, ela destacou as principais ações desenvolvidas que permitiram aumentar as coberturas vacinais contra o HPV e meningocócica, entre adolescentes, e as vacinas Covid-19 e Influenza em adultos jovens.

"Parabéns para toda a equipe Semus que faz a vacina chegar em todos os cantos dessa cidade. Continuaremos com as ações em parceria com as instituições de ensino, fortalecendo a educação em saúde e a vacinação escolar, com foco na sensibilização de pais e educadores", disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comerio.

Confira algumas das estratégias adotadas
  • Criação do Plano Municipal para Recuperação das Metas de Coberturas Vacinais com aprovação no Conselho Municipal de Saúde;
  • Ampliação da equipe central para apoio aos territórios e formação de equipe volante para escola, evitando sobrecarga nas equipes de saúde;
  • Parcerias intersetoriais com instituições de ensino, assistência social, Ministério Público e outros setores da rede municipal de saúde;
  • Fortalecimento de ações de saúde de vacinação em ambiente escolar para incentivar a imunização e combater a desinformação sobre as vacinas, além de aproximar as unidades de saúde e as unidades escolares.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, parabenizou a equipe responsável pelo case de Vitória sobre o aumento da vacinação. "Essa conquista é resultado do trabalho incansável e dedicado de cada um de vocês, que se empenharam em desenvolver estratégias inovadoras e eficazes para aumentar a cobertura vacinal em nossa cidade. O sucesso desse projeto é um exemplo inspirador de como a colaboração e o compromisso com a saúde pública podem fazer a diferença na vida das pessoas. Parabéns a todos os envolvidos!", frisou a secretária.

Além de melhorar os indicadores de vacinação, as estratégias desempenhadas pela equipe de Imunização aproximaram as equipes de saúde dos territórios da comunidade escolar e garantiram que a cobertura vacinal em HPV aumentasse entre as meninas e entre os meninos, tanto na primeira dose da imunização como também na segunda. Em apenas um ano, a ampliação subiu entre 32 e 48 pontos percentuais.


Voltar ao topo da página