Notícias

Vitória da Educação! Emef Custódia passará por reforma completa

Publicada em 02/07/2024, às 13h25 | Atualizada em 02/07/2024, às 13h28

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Marcos Salles
Ordem de Serviço para reforma da Emef Custódia Dias de Campos
Ordem de Serviço para reforma da Emef Custódia Dias de Campos. (ampliar)

Garantir mais conforto e segurança para os estudantes da rede municipal de ensino é uma prioridade para a Prefeitura de Vitória. Por isso, as ações de melhorias e transformação dos espaços escolares não para. Na manhã desta terça-feira (02), foi a vez da comunidade do bairro De Lourdes celebrar a assinatura da ordem de serviço para reforma e cobertura da quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Custódia Dias Campos, um sonho antigo da comunidade escolar.

Estiveram presentes o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado pela secretária de Educação, Juliana Rohsner, e pelo secretário de Obras, Gustavo Perin, além de autoridades municipais e lideranças comunitárias. O prefeito destacou a importância dessa nova entrega para a comunidade escolar e relembrou a obra de contenção da encosta, localizada atrás da unidade de ensino, que foi a primeira entrega da atual gestão.

"Iniciamos essa jornada ainda em 2021, quando chegamos à Prefeitura. Naquela ocasião, visitei a escola e encontrei um cenário desafiador: a interdição devido a um problema na encosta. Imediatamente, priorizamos essa intervenção para preservar vidas e devolver às crianças o direito de estudar em seu território. Também trouxemos recentemente para a comunidade o Parque Kids e a nova academia popular. Hoje, damos início à cobertura da quadra, permitindo que as crianças possam utilizá-la com segurança, faça sol ou chuva", destacou.

A cerimônia foi marcada por muita alegria e emoção especialmente por parte dos estudantes e da equipe pedagógica, que já vislumbram a prática esportiva nas aulas de educação física com mais segurança e conforto. Além disso, o espaço poderá ser usado para diversos eventos e atividades promovidas pela equipe escolar.

"Que alegria retornar aqui! Isso nos traz à memória o momento em que reabrimos esta escola com dignidade, após a contenção da encosta, ainda no início da gestão. Realizamos um estudo e agora estamos iniciando a cobertura da quadra, que é mais um passo para melhorar ainda mais a infraestrutura e proporcionar um ambiente adequado para nossas crianças", disse a secretária.

A gestora relembrou ainda de uma carta da estudante Vitória Helmer, entregue ao prefeito, que trazia o sonho da comunidade em receber a reforma e cobertura da quadra. "A primeira provocação que tivemos foi uma carta que a Vitória escreveu, demonstrando o poder da escrita e a importância de garantir o direito à alfabetização, algo que transforma vidas", completou.

Intervenções

Para realizar as intervenções e melhorias na quadra da unidade de ensino, serão investidos R$ 1.452.500,00, com prazo de conclusão de 180 dias. Estão previstas as seguintes intervenções: construção de cobertura com estrutura metálica e telha termoacústica; reforma do piso, mureta e alambrados; instalações elétricas; instalação de postes e redes para voleibol; traves para futsal e handebol e tabela de basquete de acrílico.

Marcos Salles
Ordem de Serviço para reforma da Emef Custódia Dias de Campos
Ordem de Serviço para reforma da Emef Custódia Dias de Campos. (ampliar)

"Essa escola foi a nossa primeira entrega nesta gestão. No início, havia muita desconfiança da comunidade, pois a escola estava interditada. No entanto, a diferença no clima hoje é evidente, refletindo a credibilidade que conseguimos construir ao longo desses anos. Quero destacar que cuidaremos de cada detalhe para que a área da obra seja devidamente isolada para garantir a segurança de todos. Continuamos comprometidos em trabalhar para o bem-estar e a educação de nossas crianças", ressaltou o secretário de Obras, Gustavo Perim.

Quem também celebrou e se emocionou pela realização de um sonho tão aguardado pela comunidade escolar foi a diretora da unidade de ensino, Sidnea Miranda. "Esse é um dia de muita alegria, um dia de sonho realizado. E esse foi um sonho idealizado a muitos anos e por um longo período, mas agora temos a felicidade de saber que se torna realidade. Agradeço ao prefeito, a secretária Juliana e a toda a comunidade escolar. Além disso, agradeço e parabenizo nossa equipe escolar", disse.

A professora de Educação Física, Beatriz Rodrigues, falou em nome da equipe escolar sobre a alegria de receber a intervenção na quadra. "Estamos muito felizes e satisfeitos. Entrei na escola em 2013, e naquele ano já se sonhava com a cobertura e reforma da quadra, e agora finalmente vemos esse sonho se materializando. Agora, teremos o conforto térmico e o acolhimento que nossas crianças merecem. Gratidão e felicidade são as palavras que resumem esse dia", pontuou. 

Gratidão e alegria

A estudante Vitoria Helmer, responsável por entregar uma carta que pedia a reforma da quadra pessoalmente ao prefeito Lorenzo Pazolini no ano passado, falou em nome dos 248 estudantes matriculados na escola. "Gostaria de agradecer muito ao prefeito, a secretária Juliana e também às autoridades presentes, por atenderem nosso pedido. Estamos muito gratos por mais uma conquista, um sonho que buscamos a muito tempo e que agora vemos ser concretizado", disse.

Um detalhe que adicionou um toque especial à solenidade foi um painel instalado pela equipe escolar no pátio externo da unidade de ensino, que reuniu diversas mensagens de agradecimento escritas pelos estudantes. "Nossa escola já está muito bonita e agora vai ficar ainda mais, com a quadra reformada e coberta", escreveu Nicolly, do 5º ano. "É muito bom saber que a gente va ter uma quadra coberta, eu adoro futebol e já quero jogar nela", compartilhou o estudante Davi Ventura, do 4º ano.


Voltar ao topo da página