Notícias
Vitória apresenta estratégias de sucesso na vacinação de crianças em Congresso
Publicada em 17/11/2023, às 15h55 | Atualizada em 17/11/2023, às 15h58
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Nesta sexta-feira (17), Vitória apresenta, no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que aumentaram a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos no município.
Para efeito de comparação, a fim de identificar o aumento da cobertura vacinal das imunizações infantis, foram extraídos dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde, e do sistema de informação do Vacina e Confia, do Governo do Estado do Espírito Santo. As vacinas observadas foram as já preconizadas pelo calendário de vacinação do SUS considerando determinado período dos anos de 2022 e 2023.
As imunizações que se destacam com aumento de cobertura vacinal no período avaliado foram: a vacina Hepatite A, cuja cobertura encontrava-se em 77,36% e foi ampliada para 90,04%; Pentavalente cuja cobertura encontrava-se em 76,39% e foi ampliada para 83,03%; e Poliomielite, cuja cobertura encontrava-se em 76,26% e subiu para 82,9%.
Para a secretária de Saúde de Vitória (Semus), Magda Lamborghini, esse resultado é fruto da qualificação e dedicação dos profissionais de saúde de Vitória aos munícipes. "Parabenizamos os servidores da Secretaria de Saúde de Vitória envolvidos diretamente na imunização pelo grande esforço, pela grande dedicação e pelo grande empenho. Graças a esses profissionais, continuaremos entregando serviços cada vez mais eficazes e efetivos na qualidade de vida dos nossos moradores", afirmou.
Ao apresentar o planejamento "Vacinação em Dia! Estratégias para Recuperação das Coberturas Vacinais no Município de Vitória -ES" no evento, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio, agradeceu a oportunidade de compartilhar a experiência.
"Foi uma alegria representar todos os que fazem a vacinação acontecer no SUS em Vitória. O reconhecimento é sempre importante, pois nos dá mais estímulo para seguirmos rumo ao objetivo maior que é atingir todas as coberturas preconizadas pelo Ministério da Saúde e protegermos nossa população das doenças imunopreveníveis", declarou.
Estratégias de estímulo à vacinação
Durante o evento nacional, foram apresentadas as principais ações desenvolvidas em Vitória para recuperar as coberturas vacinais. Algumas delas foram:
• Ampliação das equipes que atuam nas salas de vacina e equipe técnica da Central da Armazenamento de Imunobiológicos e Programa Municipal de Imunizações;
• Trabalho de conscientização nas escolas municipais, com equipes de saúde dos territórios, para incentivar a imunização e combater a desinformação sobre as vacinas;
• Ampliação da oferta de vacinação, estendendo o horário das salas de vacina nas unidades de saúde, além da abertura desses equipamentos de saúde para vacinação aos finais de semana e feriados;
• Vacinação extramuro em escolas, praças da cidade, igrejas, hospitais, shoppings, parcerias com outras secretarias municipais e lideranças comunitárias, ofertando as vacinas de campanha e de rotina para crianças, adolescentes, adultos e idosos;
• Aquisição de câmaras de vacina e freezers com a finalidade de ampliar a capacidade instalada de armazenamento de vacinas e insumos;
• Aquisição de diversos equipamentos importantes para garantir qualidade e agilidade na inserção de dados sobre a vacinação, a saber: computadores e impressoras para todas as salas de vacina da rede municipal, aquisição de equipamentos complementares para o parque tecnológico, como: notebooks, tablets 4G e modem 4G.