Notícias
Viagem pela Literatura celebra 30 anos e leva cultura a escolas e comunidade de Resistência
Publicada em 06/11/2024, às 16h55 | Atualizada em 06/11/2024, às 16h55
Por Maya Oliveira Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O Caminhão da Cultura fará duas paradas especiais no bairro Resistência, nesta sexta-feira (08) e sábado (09). A ação, que resulta da parceria entre a Secretaria de Cultura de Vitória (Semc) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi Cultura, celebra os 30 anos do Projeto "Viagem Pela Literatura", um marco importante na promoção da cultura e da educação nas comunidades.
A proposta do projeto é levar a cultura para dentro das escolas da rede municipal de ensino de Vitória, promovendo atividades uma vez por mês, sempre às sextas-feiras. No dia seguinte, a programação é aberta ao público, permitindo que toda a comunidade participe das apresentações.
O evento reúne diferentes linguagens artísticas, como música e contação de histórias, que têm como objetivo envolver e encantar tanto os alunos quanto moradores locais.
O secretário de Cultura de Vitória, Edu Henning, destaca a importância da iniciativa: "O caminhão funciona como um palco cultural itinerante, que entra nas escolas e utiliza espaços como pátios e estacionamentos. Os estudantes são convidados a assistir a apresentações culturais com artistas que acompanham o projeto há 30 anos. No sábado, replicamos essa experiência, abrindo as portas para a comunidade e tornando a cultura acessível a todos."
Nesta edição, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia de Oliveira será contemplada para receber o projeto, das 16h às 17:30, na sexta-feira, com atividades voltadas para os alunos.
No sábado, a ação é gratuita e aberta ao público, a partir das 9h30, na Rua José Romão de Melo - onde estará estacionado o caminhão. Quem comanda a contação de histórias é Eliane Correia, do Grupo Mais Um Ponto Mais Um Conto, e a música fica por conta do músico Fábio Pinel.
Educação e acesso à cultura
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) também se une à causa, colaborando na indicação das escolas que receberão as atividades e garantindo que os espaços de ensino sejam abertos para a realização do evento.
A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, expressa seu entusiasmo: "Temos muito orgulho de participar do Projeto Viagem Pela Literatura. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em promover o acesso à cultura para nossas crianças e estudantes, ampliando seus horizontes e estimulando o gosto pela leitura, o que enriquece significativamente a experiência educacional."
Outras escolas e comunidades também têm recebido o Caminhão da Cultura ao longo do ano. As próximas apresentações nas escolas ocorrerão nas localidades de Resistência e Maruípe, proporcionando uma rica experiência cultural a cada parada.