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Versos de Cordel enriquecem aprendizagem na Emef Maria Stella de Novaes
Publicada em 06/10/2023, às 11h30 | Atualizada em 06/10/2023, às 11h31
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com versos e rimas, cordéis e xilogravuras, os estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Stella de Novaes, no bairro Grande Vitória, se lançaram em uma jornada mágica e encantadora. O projeto "Nossa história em versos de cordel" envolveu a turma em uma aventura literária inspiradora.
Sob a orientação da professora Anna Erzilia Caetano Camilo, a bibliotecária Rosiani Tomazelli e o estagiário Maykon Santana, do Curso de Artes Visuais da UFES, as mentes curiosas e os corações cheios de imaginação dos alunos foram guiados em uma jornada de cultura e criatividade.
A duração do projeto foi de dois meses, durante os quais a escola se transformou em um cenário vibrante de aprendizado e criatividade. As disciplinas envolvidas incluíram Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes, demonstrando que a educação pode ser uma experiência interdisciplinar e rica em significado.
O projeto teve como objetivo principal explorar a riqueza do gênero literário conhecido como cordel, uma manifestação cultural popular brasileira que encanta gerações. Esse mergulho na cultura do nosso país permitiu aos alunos desenvolver habilidades essenciais, como a leitura, interpretação, dramatização, compreensão do texto e contexto, e, acima de tudo, a capacidade de produzir seus próprios textos.
Um dos aspectos mais notáveis desse projeto foi a ênfase na diversidade linguística. Os alunos não apenas aprenderam a valorizar o cordel como forma de expressão cultural, mas também entenderam a importância de combater o preconceito linguístico, um desafio relevante na sociedade. Como afirmou a professora Daniela Diana, o preconceito linguístico é uma forma de exclusão social que não deve ser tolerada.
A jornada começou com a leitura atenta de cordéis, o estudo da origem desse gênero, a análise de sua estrutura textual e pesquisas sobre cordelistas capixabas. Os alunos também tiveram a oportunidade de criar seus próprios cordéis, mergulhar na arte da xilogravura e produzir uma isogravura para a capa de um livreto coletivo, além de estampar uma camisa com o nome do projeto.
Durante suas pesquisas, os alunos descobriram uma figura notável da literatura de cordel capixaba, a cordelista Katia Bobbio. Em um gesto de carinho e gratidão, eles decidiram criar um cordel coletivo para a autora, que ficou emocionada e respondeu com um cordel autografado sobre a professora Maria Stella de Novaes. Esse gesto de conexão entre os alunos e uma autora de renome é um exemplo inspirador de como a educação pode estreitar laços culturais e humanos.
Encantos da história viva
O tema escolhido para o Cordel coletivo foi a história da colonização do Espírito Santo, uma jornada que remonta a séculos atrás. Para enriquecer ainda mais essa experiência, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Sítio Histórico de Vila Velha. Lá, puderam vivenciar os conhecimentos adquiridos na escola sobre a história local, transformando essas informações em belos versos de cordel. Para muitos, essa visita foi a primeira vez que tiveram acesso a espaços culturais significativos, e foi um momento de aprendizado inesquecível.
Na Casa da Memória, Vasco Fernandes Coutinho "narrava" sua própria história por meio de uma encenação, que encantou as crianças. Elas também subiram ao Convento da Penha, aprendendo sobre sua construção e importância histórica. Na antiga casa de Homero Massena, puderam apreciar sua arte e descobrir curiosidades sobre sua vida.
Os relatos das crianças demonstram o quanto o passeio foi marcante. Crislla mal conseguiu dormir à noite de tão ansiosa, enquanto Arthur Lopes o classificou como o passeio mais incrível que já fez. Essas experiências são um testemunho do poder da educação em despertar a curiosidade e a paixão pelo aprendizado.
A culminância desse projeto mágico ocorreu em um emocionante encontro na biblioteca da escola, onde os alunos puderam expor e declamar os cordéis que produziram. Além disso, realizaram uma encenação do texto "A Prosa de Pedro Jeju e Zé Firmino", do autor Viriato Correia, e apresentaram um painel sobre o processo da isogravura.
Famílias orgulhosas e emocionadas se reuniram para prestigiar esse momento especial, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a escola e as famílias. No final do evento, todos os pais estavam encantados com o que seus filhos haviam realizado.
Protagonistas da sua própria história
Para a professora Anna Erzilia, o momento mais gratificante foi ver seus alunos declamando seus próprios cordéis, contando sua própria história, vestindo camisetas com suas próprias criações. Isso fez com que se sentissem protagonistas e recebessem aplausos calorosos de suas próprias famílias.
O projeto "Nossa História em Versos de Cordel" na Emef Maria Stella de Novaes não apenas enriqueceu o repertório cultural dos alunos, mas também os fez mergulhar profundamente em sua própria herança cultural. Foi uma jornada de aprendizado, criatividade e conexão que deixará uma marca duradoura em suas vidas, lembrando-os de que a educação pode ser verdadeiramente encantadora.