Notícias

Verão: pais devem ficar atentos a cuidados com a saúde das crianças

Publicada em 25/01/2018, às 12h43 | Atualizada em 25/01/2018, às 13h02

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Pulseira de Identificação Guarda-Vidas
Pais devem redobrar atenção com as crianças na praia: dica é evitar o sol forte no período das 10 às 16 horas

O sol e o calor estão fortes em Vitória. Pais e crianças que estão de férias aproveitam para pegar uma praia, passear ou praticar esportes no calçadão. No entanto, é preciso ter cuidados com a saúde e o bem-estar infantil, já que o calor proporciona condições para o aparecimento de algumas doenças e também possíveis desconfortos nos pequenos.

Os pais devem estar ligados em vários aspectos, que vão desde alimentação até exposição ao sol e horários do sono. Água e sucos naturais devem compor o cardápio das crianças com mais intensidade. As refeições devem ser leves e mais frequentes e com muitos alimentos frescos e bem lavados.

Nos passeios ao ar livre, a dica é usar chapéu de abas largas e roupas leves e claras, que diminuem a absorção do calor. "Dê preferência a ambientes frescos e ventilados e não leve seus filhos para a praia no horário do sol forte, das 10 às 16 horas. Aplique protetor solar com fator de proteção de, pelo menos, 20, a cada duas horas", recomenda a pediatra da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Eneida Fardin Perim Bastos.

Em praias ou piscinas, a orientação é para nunca deixar a criança sozinha e colocar sempre a boia. Se o mar estiver forte, retire a criança da água e protejam-se longe de barracas e árvores.

A Semus orienta que o bebê não engula areia ou água do mar. Para evitar contaminação por micoses, o bom é forrar sempre a areia com uma toalha. A piscininha dobrável deve ser enchida com água doce.

Cuidados com a pele 

Após o banho da criança, aplique na pele cremes hidratantes que não contenham álcool ou anestésicos. Em caso de queimaduras, alivie o desconforto aplicando compressas de água fria. Se aparecerem bolhas, não fure e procure um médico na unidade de saúde.

No período do verão, a frequência de insetos é maior, por isso coloque telas nas janelas ou feche-as antes das 17 horas. 

Matéria relacionada

Vigilância Sanitária de Vitória faz alerta sobre alimentos consumidos no verão


Voltar ao topo da página