Notícias

Transportes, Trânsito e Infraestrutura: tecnologia garante melhorias em Vitória

Publicada em 03/01/2024, às 18h05 | Atualizada em 04/01/2024, às 17h54

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Consumo e produção responsáveis

Jansen Lube
Semáforo com contagem regressiva em Camburi
Semáforo com contagem regressiva em Camburi. (ampliar)
Leonardo Silveira
Troca de Luminárias LED na Ilha do Príncipe
Troca de Luminárias LED na Ilha do Príncipe. (ampliar)

Nos últimos três anos, inúmeros avanços ocorreram na área de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana da capital. A Secretaria Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória  (Setran) planeja, coordena e gerencia a implantação das políticas municipais nessas áreas, e executa e regulamenta a utilização das vias públicas.

Após quase 20 anos, a rede semafórica de Vitória foi modernizada. Passaram a ser usados novos recursos, nuvem, migração da forma de comunicação entre os equipamentos e uso de cabeamento com fios de cobre que previnem furtos de fios de cobre, além do uso de sistema 4G. Sério problema para a mobilidade, a sincronia foi ajustada e os semáforos agora se comunicam melhor, com diminuição das reclamações.

Graças às mudanças que utilizam novos recursos tecnológicos para comunicação, como uso dos módulos 4G, os semáforos de todos os cruzamentos de Vitória já estão se comunicando em tempo real e de maneira segura com a Central Semafórica na Setran.

Foram instalados mais 200 novos módulos 4G, que facilitam a comunicação dos controladores nos principais corredores da capital com a Central semafórica do órgão e melhoria evidente da sincronia. A modernização contou com uso de tecnologia, investimento em novos equipamentos e treinamento de técnicos.

a diminuição das ocorrências e danos causados com furto de cabos se tornou realidade. Com o arquivamento dos softwares em nuvem, aumentaram a eficiência e a segurança do sistema de controle nos sincronismos semafóricos não cidade.

Atualmente, há 67 botoeiras instaladas em 30 cruzamentos de maior movimento na capital. Vitória conta com 427 novos modelos do dispositivo que emite sinais sonoros, visuais e vibratórios de localização, advertência e instrução e serve para auxiliar a travessia de pedestres, em especial as pessoas com deficiência visual.

Sinalização

O Plano Vitória, pacote que prevê investimentos de R$ 1bilhão de Reais até 2024, lançado em setembro de 2021, também compreende a revitalização de ruas e avenidas com recuperação de pavimentos e instalação/recuperação de faixas de pedestres nas nove regiões administrativas da cidade, além da pintura de sinalização, legendas, marcações e símbolos em diversos pontos.

Foram realizadas 1.253 manutenções semafóricas, com reposição de cabos furtados, semáforos danificados ou deteriorados pelo tempo de uso; instaladas 57 novas botoeiras e cinco novos controladores de trafego na avenida Dante Michelini. Também foi concluída a comunicação com a central semafórica de 60 nobreak's instalados nos cruzamentos semaforizados.

Também foi realizada instalação subterrânea de fornecimento de energia elétrica em sete cruzamentos na avenida Saturnino de Brito, com o objetivo de reduzir furtos e otimizar a manutenção, além de reduzir a poluição visual e também a Instalação de 35 semáforos auxiliares.

Conversão

Os motoristas devem estar atentos às placas que mostram claramente onde a conversão à direita poderá ser feita. Um trabalho efetivo de educação com orientação e distribuição de folderes é, regularmente, realizado pela equipe da Gerência de Educação para o Trânsito em cada um dos cinco cruzamentos monitorados.

São 35 diferentes cruzamentos escolhidos de maneira criteriosa e já sinalizados. Não haverá multas. A intenção é educar e que todos colaborem seguindo à direita e atentos às faixas e aos pedestres, que terão prioridade quando estiverem atravessando as ruas. A quantidade de lugares sinalizados deverá ser ampliada.

Iluminação 

Com o objetivo de aumentar a visibilidade e a segurança nas vias, além de propiciar economia de energia elétrica e de recursos orçamentários. Foram requalificados 40.000mt² de praças e parques e realizadas 6.798 intervenções para manutenção da iluminação pública. Atendidos 120 pontos críticos, com restabelecimento de iluminação, com troca ou reparos em cabos elétricos, representando um total de 3.600 luminárias restabelecidas. E ainda, manutenção em 4.200 luminárias, recuperando seu pleno funcionamento; Instalação de 4.930 luminárias em LED. Somente em 2023, foram instaladas 7.358 luminárias.

Natal de encantos

A Atividade de ornamentação natalina, em 93 pontos, com ornamentação utilizando microlâmpadas e projetores, além da instalação de  pinheiros em pontos de destaque da cidade, com cenário, iluminação, sonorização e automatização. Também foram ornamentados e iluminados pontos de grande destaque como: Parque Moscoso, Praça do Papa, Praça Nilze Mendes, Praça do Hi-fi, Catedral Metropolitana e Rua Sete de Setembro.

Porta a Porta

Em 2023, foram realizados 22.864 atendimentos, em viagens no Porta a Porta. Atualmente, o programa conta com nove veículos aptos para atendimentos, sendo três deles de pequeno porte para acesso a vias que não comportem veículos maiores, do tipo Van. Atualmente, existem 465 usuários cadastrados e, somente em 2023, foram 22 novas pessoas cadastradas.

Os veículos fazem o atendimento, o que facilita o deslocamento de pessoas que dependem do transporte adaptado e não podem interromper suas atividades. O serviço é gratuito e funciona todos os dias na ordem, principalmente, como transporte para saúde, educação, trabalho e lazer.

Abrigos

A atual gestão, em 2023, emitiu 280 ordens de serviço para instalação dos novos abrigos em pontos de ônibus em toda a cidade. Dessas, 269 foram executadas, representando quase a totalidade da troca. Os novos abrigos têm uma estrutura de proteção e oferecem muito mais conforto aos passageiros enquanto esperam o ônibus. Lugares que não receberam abrigos foi devido a questões técnicas, como espaço indevido nas calçadas ou existência de marquises, por exemplo, o que inviabiliza a colocação dos abrigos.  

Bike Vitória

Em 2023, foram implantadas quatro novas estações do Bike Vitória, sendo elas, na Praça Sagrada Família, Itararé, Aquaviário e Av. Nossa Senhora da Penha.

Na capital, em agosto de 2023, o Bike Vitória conta com mais de 170 mil usuários cadastrados. O sistema possui 250 bicicletas adultas disponíveis e, para a alegria dos pequenos, 30 bicicletas infantis. O aumento deste tipo de transporte cresce a cada ano e a integração com o município de Vila Velha é importante.

Plano de Mobilidade

A PMV assinou o contrato para estudo e elaboração do novo Plano de Mobilidade Urbana. Haverá Planos de Trabalho e de Comunicação Social, Levantamento e análise de fontes secundárias e oficina temática. O cronograma das atividades divide-se nas fases: organização dos Trabalhos, Levantamentos de dados e pesquisas. Algumas fases já cumpridas com início em abril e término em junho de 2025.

Educação

No ano de 2023 foram realizadas mais de 80 mil abordagens em campanhas educativas em diversos locais ou 88.894 abordagens. Foram realizadas ações educativas em escolas públicas e particulares e Centro de Atendimento ao Idoso e em vias públicas.

Foram realizadas campanhas educativas relativas à Semana Nacional do Trânsito e Maio Amarelo, por meio de ações conjuntas com a Guarda Municipal de Trânsito e uso de equipamentos e material lúdicos.

Cartão do Idoso 

A PMV passou a contar com mais esse serviço de forma online, o cidadão não precisa mais comparecer na Setran para retirar o cartão impresso, economizando com o tempo e, evitando o deslocamento desnecessário.

Com a novidade, o Munícipe faz a solicitação e, após avaliação, retorna ao requerente para fazer a impressão do cartão, com o validador em código QR.

Estacionamento Rotativo - Isenção para o pagamento da taxa de utilização de estacionamento rotativo em áreas públicas, às pessoas idosas e às pessoas com deficiência e autistas.

O Projeto cita que pessoas idosas e com deficiência e autistas, que deverão ter em seus veículos cartões de identificação, poderão utilizar as vagas por um período de até três horas durante o dia, diferente do que ocorre atualmente com as vagas demarcadas, porém, sem isenção e com a cobrança pelo tempo de uso.

Além da conquista para este público, demais usuários do serviço de estacionamento rotativo, em Vitória, têm 10 minutos de tolerância.

Santuário Basílica de Santo Antônio

O Santuário Basílica de Santo Antônio, importante monumento capixaba de destaque na paisagem de Vitória, está com nova iluminação. A partir de agora, há possibilidade de intercalar 256 cores que poderão ser programada com facilidade e de qualquer lugar por meio de telefone celular.

A nova iluminação passou a ser do tipo LED RGBW, de 6.540W com redução de potência e a mudança de tecnologia. Anteriormente, eram 24 projetores de 400W multivapor metálico com cor branca fixa e potência total instalada de 9.600W.

Agora, são quatro torres equidistante formando um ciclo perfeito. Cada torre tem três níveis de iluminação e três cruzetas de madeira para sustentação dos projetores. Cada conjunto ilumina um quadrilátero do Santuário sendo, no total, 12 em funcionamento. O Viaduto Caramuru também recebeu nova e especial iluminação 

Marcos Salles
Entrega de Veículos para o Programa Porta a Porta
Entrega de Veículos para o Programa Porta a Porta. (ampliar)
Leonardo Silveira
Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves - Tancredão
Estacionamento Rotativo - Isenção para o pagamento da taxa de utilização de estacionamento rotativo em áreas públicas, às pessoas idosas e às pessoas com deficiência e autistas.

Voltar ao topo da página