Notícias

Teatro e diversão: ação da Biblioteca Municipal lota auditório da PMV

Publicada em 11/06/2024, às 17h45 | Atualizada em 11/06/2024, às 17h53

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Duarte
Viver o Livro ao Vivo e em Cores no auditório da PMV
Apresentação da peça teatral "As aventuras de João e Maria: no caminho dos Sonhos", no auditório da PMV. (ampliar)
Leonardo Duarte
Viver o Livro ao Vivo e em Cores no auditório da PMV
A ação integra o projeto "Viagem Pela Literatura", da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que nasceu há 30 anos. (ampliar)

Mais de 500 crianças da rede municipal de ensino de Vitória tiveram um encontro especial com a arte e a cultura, nesta terça-feira (11). Alunos de oito instituições compareceram ao auditório Zemar Moreira Lima, na sede da Prefeitura de Vitória, para assistir à peça teatral "As aventuras de João e Maria: no caminho dos Sonhos", que é parte da atividade "Viver o Livro ao Vivo e em Cores".

A ação integra o projeto "Viagem Pela Literatura", da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que nasceu há 30 anos por meio dos livros. A encenação de hoje é uma adaptação do clássico da literatura infantil "João e Maria" e foi apresentada pelo grupo Passarim Produções.

Os estudantes, com idades entre 4 e 12 anos, foram divididos em grupos que participaram de duas sessões, realizadas nos períodos matutino e vespertino.

"Esta é sem dúvida uma das mais importantes atividades da Prefeitura porque aqui está o futuro da nossa sociedade. Ações como essa educam, constroem senso crítico e transformam vidas", declarou a idealizadora e coordenadora do projeto Viagem Pela Literatura, bibliotecária, Elizete Caser.

Participaram das sessões estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Cecília Meireles, Padre Giovanni, Rubem Braga, Lidia Rocha Feitosa, Georgina Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Lemos de Miranda, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Caminhando Juntos (Cajun) Consolação e, pela primeira vez, crianças da Associação Capixaba contra o câncer infantil (Acacci).

"A gente vive uma situação de casa de acolhida em que as crianças passam por tratamento oncológico e na maioria das vezes estão fora da escola. Ações como essa tiram o foco da doença e transformam aquele momento de angústia e de dor. Aqui elas tiveram acesso a outras possibilidades, outros mundos", declarou a pedagoga da Acacci, Marlene Queiroz.

As ações do "Viver o Livro ao Vivo e em cores", que é parte do projeto Viagem pela Literatura, são realizadas em diferentes espaços do município e chegaram ao Palácio Jerônimo Monteiro desde dezembro do ano passado, por uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com a de Educação (Seme).

Para a professora Renata Soares Machado, do Cmei Georgina Santos, a oportunidade externa ao ambiente escolar só agrega. "Para eles, estar aqui hoje assistindo a um teatro dentro de um ambiente que traz esse aconchego como o auditório com atores, iluminação, som, mostra que a educação vai além da sala de aula", declarou Renata.

Leonardo Duarte
Viver o Livro ao Vivo e em Cores no auditório da PMV
A ação contou com duas apresentações realizadas nos períodos matutino e vespertino. (ampliar)
Leonardo Duarte
Viver o Livro ao Vivo e em Cores no auditório da PMV
A idealizadora e coordenadora do projeto Viagem Pela Literatura, Elizete Caser, disse que ações como essa educam, constroem senso crítico e transformam vidas. (ampliar)

Voltar ao topo da página