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Saúde Tá On: programa realiza quase 65 mil agendamentos
Publicada em 07/01/2025, às 13h50 | Atualizada em 07/01/2025, às 14h03
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Em seis meses de implantação do programa Saúde Tá On, iniciado em julho de 2024, Vitória já realizou 64.131 agendamentos personalizados, para 46 tipos de exames e consultas especializadas.
Com o atual modelo, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirmam e agendam atendimentos diretamente com os pacientes para o melhor dia e horário de atendimento. Além disso, após o agendamento, o morador de Vitória recebe diretamente em seu celular o documento de confirmação da especialidade e, com isso, não precisa buscar seu comprovante obrigatoriamente na sua Unidade Básica de Saúde de referência (UBS).
Além de trazer mais conforto e segurança para os pacientes, o formato atual de agendamentos previne faltas, uma vez que os munícipes podem evitar conflitos de agenda com outros compromissos como trabalho, outras consultas ou qualquer outro impedimento.
"O Saúde Tá On é revolucionário, inovador e qualifica a fila de espera, garantindo que cada paciente receba atendimento de forma organizada e eficiente. Com esse novo modelo é possível personalizar o agendamento de acordo com as necessidades específicas de cada morador, assegurando que todos tenham acesso aos serviços de consultas e exames especializados no momento mais adequado à sua disponibilidade", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Como funciona?
Para ter acesso a uma consulta ou exame especializado, o fluxo se mantém o mesmo: o paciente vai até a Unidade de Saúde, que vai solicitar a consulta/exame especializado. Os médicos da Central de Regulação avaliam e classificam, de acordo com a gravidade de cada caso.
Com o Saúde Tá On a marcação é personalizada. Agora, os profissionais entram em contato com o usuário, por meio de contato telefônico ou mensagem no WhatsApp, oferecendo opções de datas e horários para o seu atendimento, de acordo com a disponibilidade do prestador do serviço.
Além disso, o morador recebe, no seu WhatsApp, o comprovante do agendamento, não sendo mais necessário ir até a unidade de saúde para retirar o comprovante