Notícias
Saúde promove Semana de Mobilização contra a dengue em unidades de saúde e escolas municipais
Publicada em 02/04/2025, às 13h00
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Até a próxima sexta-feira (5), a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) promove a Semana de Mobilização contra a Dengue, realizando uma série de ações educativas em unidades básicas de saúde (UBS) e em Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Emefs e Cmeis). Por meio de abordagens educativas, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), tem conversado com a população sobre os riscos da dengue e como combater o agente transmissor dessa virose, o mosquito Aedes aegypti.
"A participação da população é essencial no combate ao Aedes aegypti, pois cada cidadão engajado em eliminar focos do mosquito multiplica o impacto das nossas ações e colabora para uma comunidade mais protegida contra a dengue", afirma a Diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental de Vitória, Wanessa Andrade.
Dados
Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências e em locais relacionados aos hábitos das pessoas como ralos de banheiro, pratinhos para vasos de plantas e tonéis de água ou caixas d'água destampadas.
Até o dia 29 de março deste ano, Vitória registrou 2.374 casos confirmados de dengue.
Educação em Saúde
Dentre as diversas atividades realizadas pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental de Vitória (CVSA) estão as ações educativas, realizadas em diversos espaços da cidade como escolas e centros de educação infantil, feiras livres, unidades de saúde e eventos da cidade como a Arena Verão.
Apenas no ano de 2024, o CVSA realizou 220 atividades educativas alertando sobre diversos assuntos, desde doenças como raiva animal, controle de roedores, de pombos e, principalmente, sobre o Aedes aegypti e as doenças que o mosquito transmite, dengue, zika e chikungunya.