Notícias
Sábado (15) é dia de Mutirão contra Dengue no bairro Cruzamento
Publicada em 13/02/2025, às 16h00 | Atualizada em 13/02/2025, às 16h07
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Vitória continua trabalhando intensamente para combater o Aedes aegypti e assim ajudar a população a se proteger contra a dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito. Por isso, neste sábado (15), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Central de Serviços estarão juntas em mais um Mutirão contra a Dengue, dessa vez no bairro Cruzamento.
Agentes de combate às endemias e equipes de limpeza estarão nas ruas do bairro recolhendo entulhos, lixo mal acondicionado e também orientando a população e vistoriando residências à procura de criadouros do mosquito.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, explica que o município adota todas as medidas preventivas para enfrentar a dengue. "Vamos atuar em três frentes: mobilização social, controle do mosquito e manejo clínico da doença. Porém, é preciso a mobilização de toda a sociedade para evitarmos a dengue. Vitória possui mais de 360 mil imóveis cadastrados, por isso a participação de todos é fundamental. O combate ao mosquito é coletivo, mas depende de ações individuais", afirmou Magda.
A concentração para início do Mutirão será às 8 horas, na avenida Paulino Müller, nº 950, próximo à Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Jucutuquara.
Capacitação de jovens
Na última terça-feira (11), 25 jovens da à Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Jucutuquara participaram de uma capacitação com profissionais do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) sobre os mosquitos Aedes aegypti e as doenças que o inseto transmite (dengue, zika e chikungunya) e também sobre o mosquito Maruim, que transmite a febre Oropouche. Esses jovens se unirão aos profissionais da Saúde que estarão participando das ações de orientação à população no Mutirão deste sábado (15).