Notícias

Remadores paraolímpicos do Vitória FC visitam a Prefeitura de Vitoria

Publicada em 07/06/2024, às 09h40 | Atualizada em 07/06/2024, às 09h47

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Elizabeth Nader
Visita da Equipe de Remo Paralímpico do Vitória FC
Visita dos remadores paraolímpicos do Vitória Futebol Clube à Prefeitura de Vitória. (ampliar)
Elizabeth Nader
Visita da Equipe de Remo Paralímpico do Vitória FC
Visita dos remadores paraolímpicos do Vitória Futebol Clube à Prefeitura de Vitória. (ampliar)

A Prefeitura de Vitória recebeu, na manhã desta quinta-feira (6), a ilustre visita dos remadores paraolímpicos do Vitória Futebol Clube. A equipe, que coleciona vitórias e medalhas, foi recepcionada pelo prefeito Lorenzo Pazolini, e pelo secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi. 

O remo paralímpico consiste na prática do esporte por pessoas com deficiência ou limitação física, visual ou déficit intelectual, que tenham mobilidade mínima de braços. A modalidade conta com três categorias, PR1, PR2 e PR3, que classifica os atletas pelo seu tipo de deficiência física.

Durante o bate-papo desta manhã, o prefeito aproveitou para falar sobre a importância de estar preparado para uma competição, seja física ou mentalmente. "É bom poder caminhar numa cidade que promove o suporte à saúde. Estamos promovendo o cuidado que vai além do aspecto físico, nós estamos cuidando também do aspecto psicológico. Estamos promovendo encontros e interação social. Essa iniciativa promove, além do respeito às pessoas com deficiência, além da sensibilidade, além da autonomia da pessoa com deficiência, que é muito importante, ela faz com que esses mundos coabitem e coexistam", disse.

"Fico muito feliz com os avanços que estão sendo realizados. Estou acompanhando de perto as melhorias e adaptações que estão sendo oferecidas para as modalidades náuticas. Toda essa ação é fruto dessa gestão que acredita e contribui para que tudo possa sair do papel", disse o secretário, Rodrigo Ronchi.

Estiveram presentes na visita o professor de remo Honorato Cardoso, atletas do remo, o presidente do Conselho Deliberativo do Vitória FC, Antonio Perovano, entre outros representantes do esporte e da PMV.

Conquista

O pódio é o lugar mais almejado por atletas que participam de competições. Para muitos, a vitória dá a sensação do dever cumprido e de que valeu a pena competir. Ao subir no ponto mais alto de uma competição, o atleta leva consigo toda a trajetória vivida até aquele momento, incluindo momentos de autosabotagem e autoconfiança.

Geovan Constantino sofreu um acidente de moto em 2010. Com sonhos e objetivos a serem realizados, Geovan viu sua vida mudar, precisando de adaptações, novos costumes e uma nova maneira de viver. O remo paraolímpico foi uma das atividades que abraçou o atleta e o levou a pontos altos em competições. Geovan faturou o ouro na categoria PR1 masculino, na 2ª Regata do Campeonato Estadual de Remo de 2024, realizada em maio.

"A experiência que eu tenho de tudo isso é de renovação de vida. O paraolímpico aqui no estado tem um potencial gigante de ir para fora, estamos trabalhando para isso. Temos o objetivo de trazer medalhas para o estado. O suporte que estamos tendo é fundamental para isso e vai contar muito em nossas conquitas", disse Geovan.

Luciana Lima, moradora de Guarapari, falou com orgulho de suas vitórias. Com um currículo extenso de atuações em diferentes competições, ela já conquistou mais de 10 medalhas. "É prazeroso estar nas competições, conhecemos pessoas e as vivências particulares de cada um. Não estamos só. O esporte salva, eu quero agradecer ao apoio da Prefeitura de Vitória por ter me acolhido e me recebido de braços abertos", disse Luciana.   

"O esporte tem o poder de incluir, tem o poder de superar a barreira da diferença, tem o poder de unir, tem o poder de alegrar e tem o poder de transformar a sociedade", finalizou Pazolini.

Investimentos

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vem ampliando os investimentos nas modalidades náuticas na capital, que é considerada um dos pontos com maior potencial náutico do Brasil.

Eventos como o a regata Snipe Match Race, realizada na Orla de São Pedro e o  Campeonato Brasileiro de Canoa havaiana Maratona - OC6, realizado na Curva da Jurema, têm atraído cada vez mais  atletas, esportistas e apreciadores das práticas à cidade, além de valorizar os atletismo e o esporte local.

Nessa mesma perspectiva, nos dia 15 e 16 de junho a Curva da Jurema vai sediar a Copa Va'a, que além das competições de canoagem, contará com diversas atividades como beach tênis, yoga, exposição de carros antigos e muito mais. Serão 1000 metros de pura emoção e adrenalina.

Elizabeth Nader
Visita da Equipe de Remo Paralímpico do Vitória FC
Visita dos remadores paraolímpicos do Vitória Futebol Clube à Prefeitura de Vitória. (ampliar)
Elizabeth Nader
Visita da Equipe de Remo Paralímpico do Vitória FC
Visita dos remadores paraolímpicos do Vitória Futebol Clube à Prefeitura de Vitória. (ampliar)

Voltar ao topo da página