Notícias
Remada Azul: Esporte e Saúde se unem em prol da campanha Novembro Azul
Publicada em 07/11/2024, às 17h45 | Atualizada em 07/11/2024, às 17h50
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Esporte é vida! Pensando nisso e reconhecendo a importância da prática esportiva, a Prefeitura de Vitória em parceria com o projeto "aMar a Vida" promove, pela primeira vez na cidade, a Remada Azul. o evento que é alusivo à campanha Novembro Azul, ocorrerá neste sábado (9), a partir das 7h, na Praia da Guarderia.
, Serão disponibilizadas canoas havaianas para prática do esporte a cinco grupos, sendo cada grupo para um horário específico, conforme a programação que pode ser conferida aqui.
"Teremos 12 vagas para cada remada, que deve levar entre 25 a 30 minutos. A primeira remada está prevista pra acontecer às 7h30, após conversarmos com o grupo da Prefeitura que estiver no início da ação. São 12 vagas para cada remada, que deve levar entre 25 a 30 minutos. A previsão é formarmos cinco grupos e concluirmos a Remada Azul até o meio-dia", explicou um dos fundadores da Ong, Rodrigo Kiffer.
O projeto "aMar a Vida" completa três anos neste mês e surgiu após a médica Juliana Bassul conhecer a canoa havaiana por intermédio do amigo fisioterapeuta Rodrigo Kiffer, enquanto se recuperava do tratamento contra um câncer abdominal.
"Na primeira remada que fizemos, mergulhei no mar e, quando saí, percebi que realmente Deus tinha me dado uma segunda chance, que eu estava viva e que eu tinha possibilidades de ressignificar a minha vida e a minha história. E aí, eu comecei a remar e divulgar o quanto esse esporte faz bem, especialmente para quem enfrenta dificuldades como um câncer, disse Juliana.
A médica completou explicando que a canoa havaiana, por ser um esporte coletivo em que todo mundo rema junto, na mesma direção, faz a pessoa se sentir em contato com outras pessoas e também com a natureza, o mar, e descobrir que é possível amar a vida em qualquer fase.
Atividades físicas e promoção da saúde
Além da Remada Azul, profissionais de educação física do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) também estarão no local orientando sobre a prática de diversas atividades físicas como hidroginástica, vôlei, alongamento e dança.
Quem prestigiar o evento na Praia da Guarderia também terá acesso a outras ações de promoção à saúde, tais como informações sobre plantas medicinais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), alimentação saudável, controle e prevenção ao tabagismo e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), com possibilidade de realizar testes rápidos para IST para quem desejar.