Notícias
Projetos da Assistência Social são destaque em mostra estadual
Publicada em 06/12/2024, às 18h40 | Atualizada em 06/12/2024, às 18h43
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Os serviços da Assistência Social de Vitória foram destaque na IV Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Estado do Espírito Santo, realizada nesta quinta-feira (5), no auditório do Palácio da Fonte Grande. Foram apresentados o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e pessoas idosas (SAD), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Programa Acessuas Trabalho e o Serviço Especializado em Abordagem Social.
Eles foram escolhidos para ampla apresentação dentre os 35 inscritos, desenvolvidos por 14 municípios. Vitória obteve o maior número de indicações (sete) que significa 20% do total geral de boas práticas chanceladas pelo Estado.
A IV Mostra é um instrumento para identificar e disseminar práticas bem-sucedidas da Assistência Social que estejam contribuindo para modernização, inovação e eficiência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado do Espírito Santo. De acordo com o regulamento do evento, são consideradas Práticas em Assistência Social as atividades desenvolvidas no âmbito do SUAS, criadas, aprimoradas e executadas por gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS.
Para a gerente de Atenção à Família de Vitória, Cremilda Astorga, essa apresentação é uma conquista significativa para os serviços, para os trabalhadores do SUAS e, principalmente, para as famílias da capital. Falar da implantação do SAD, serviço tipificado, e do Programa Acessuas Trabalho é oportunizar aos outros municípios o conhecimento das possibilidades e desafios, na garantia de direitos, dando prioridade a parcela da população que não consegue acessar o SUAS e o mundo do trabalho, por exemplo, devido à barreiras geográficas e sociais. Estamos aprimorando a proteção social das famílias nos territórios de Vitória.
A gerente da Proteção de Média Complexidade, Fabíola Calazans, contou que o Serviço Especializado em Abordagem Social estará apresentando sua prática a respeito do encaminhamento para a documentação civil, no IV Mostra Estadual de Práticas. "O acesso à documentação civil básica é primordial para que se perpetue a garantia de direitos dos cidadãos em situação de rua, promovendo assim o acesso à cidadania", ressaltou ela.
Cristina Silva, gerente de Serviços de Convivência da capital, falou sobre a honra de ter um projeto indicado na categoria Serviços. "Como expressa a coordenadora do projeto 7R, Karine Juvencio, o projeto carrega em sua essência a história do território de São Pedro", falou.
"Antes mesmo do conceito sustentabilidade se popularizar, seus moradores já transformavam o que muitos chamavam de descarte em oportunidades. Este projeto é a continuidade da narrativa, agora com novas vozes, ao transformar plástico, papel e outros materiais em novas possibilidades. Mais do que isso, transformamos vidas aprendemos com a história e seguimos construindo uma nova história", disse a coordenadora Karine.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, disse que fez questão de acompanhar e aplaudir as apresentações das equipes do Suas Vitória e de outros municípios. "Estes momentos de troca e aprendizado contribuem para o Suas que queremos, garantidor de direitos", ressaltou ela.