Notícias

Projetos da Assistência Social são destaque em mostra estadual

Publicada em 06/12/2024, às 18h40 | Atualizada em 06/12/2024, às 18h43

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Os serviços da Assistência Social de Vitória foram destaque na IV Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Estado do Espírito Santo, realizada nesta quinta-feira (5), no auditório do Palácio da Fonte Grande. Foram apresentados o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e pessoas idosas (SAD), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Programa Acessuas Trabalho e o Serviço Especializado em Abordagem Social.

Eles foram escolhidos para ampla apresentação dentre os 35 inscritos, desenvolvidos por 14 municípios. Vitória obteve o maior número de indicações (sete) que significa 20% do total geral de boas práticas chanceladas pelo Estado.

A IV Mostra é um instrumento para identificar e disseminar práticas bem-sucedidas da Assistência Social que estejam contribuindo para modernização, inovação e eficiência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado do Espírito Santo. De acordo com o regulamento do evento, são consideradas Práticas em Assistência Social as atividades desenvolvidas no âmbito do SUAS, criadas, aprimoradas e executadas por gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS.

Para a gerente de Atenção à Família de Vitória, Cremilda Astorga, essa apresentação é uma conquista significativa para os serviços, para os trabalhadores do SUAS e, principalmente, para as famílias da capital. Falar da implantação do SAD, serviço tipificado, e do Programa Acessuas Trabalho é oportunizar aos outros municípios o conhecimento das possibilidades e desafios, na garantia de direitos, dando prioridade a parcela da população que não consegue acessar o SUAS e o mundo do trabalho, por exemplo, devido à barreiras geográficas e sociais. Estamos aprimorando a proteção social das famílias nos territórios de Vitória.

A gerente da Proteção de Média Complexidade, Fabíola Calazans, contou que o Serviço Especializado em Abordagem Social estará apresentando sua prática a respeito do encaminhamento para a documentação civil, no IV Mostra Estadual de Práticas. "O acesso à documentação civil básica é primordial para que se perpetue a garantia de direitos dos cidadãos em situação de rua, promovendo assim o acesso à cidadania", ressaltou ela.

Cristina Silva, gerente de Serviços de Convivência da capital, falou sobre a honra de ter um projeto indicado na categoria Serviços. "Como expressa a coordenadora do projeto 7R, Karine Juvencio, o projeto carrega em sua essência a história do território de São Pedro", falou.

"Antes mesmo do conceito sustentabilidade se popularizar, seus moradores já transformavam o que muitos chamavam de descarte em oportunidades. Este projeto é a continuidade da narrativa, agora com novas vozes, ao transformar plástico, papel e outros materiais em novas possibilidades. Mais do que isso, transformamos vidas aprendemos com a história e seguimos construindo uma nova história", disse a coordenadora Karine.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, disse que fez questão de acompanhar e aplaudir as apresentações das equipes do Suas Vitória e de outros municípios. "Estes momentos de troca e aprendizado contribuem para o Suas que queremos, garantidor de direitos", ressaltou ela.


Voltar ao topo da página