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Projeto conscientiza e sensibiliza mais de 300 estudantes sobre inclusão
Publicada em 16/05/2023, às 15h15 | Atualizada em 16/05/2023, às 15h17
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Promover reflexão e incentivar práticas de respeito ao próximo, sensibilizando os estudantes sobre empatia e acessibilidade. Esses foram os objetivos do projeto "Vamos falar de inclusão?!", desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eber Louzada Zippinotti, que fica em Jardim da Penha.
Foram realizadas duas semanas repletas de atividades voltadas para a inclusão e acessibilidade, envolvendo mais de 300 estudantes de todas as turmas do turno matutino. Durante esse período, foram selecionadas temáticas e dinâmicas adequadas para as necessidades e faixas etárias de cada turma.
Assim, foram realizadas as seguintes atividades: contação de histórias; exibição de vídeos e filmes; oficina de Libras; rodas de conversa sobre cidadania; palestra do projeto Papo de Responsa, da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), e atividades sensoriais para compreender os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência.
Também foi realizado um "pedal inclusivo", em que os estudantes das séries iniciais puderam experimentar a condução de uma bicicleta adaptada, equipamento no qual as mãos são usadas para pedalar. As turmas também vivenciaram uma atividade de pedalar com os olhos vendados, para entender o cotidiano dos estudantes cegos.
Além disso, a unidade de ensino foi decorada com diversos painéis, cartazes e materiais gráficos alusivos ao tema. A diretora da escola, Evania de Angeli, destacou que a iniciativa é de suma importância para a promoção de um ambiente escolar saudável e inclusivo.
"O projeto nasceu do meu coração, ainda em 2019, e conseguimos executar neste ano com o apoio da equipe pedagógica. O objetivo é conscientizar e sensibilizar os estudantes sobre o respeito às diferenças, contribuindo para um ambiente escolar prazeroso e agradável para todos", explicou a gestora escolar.