Notícias

Programação especial em homenagem aos 50 anos da Emef Álvaro de Castro Mattos

Publicada em 27/10/2021, às 17h34

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Divulgação Emef ACM
50 anos da Emef Álvaro de Castro Mattos
Flores e plantas que foram levadas pelos estudantes e profissionais da Emef transformaram o pátio da escola em um ambiente mais humanizado.
Divulgação Emef ACM
50 anos da Emef Álvaro de Castro Mattos
Estudantes do 6º ao 9º ano produziram, sob orientação da equipe pedagógica, 50 pipas tetraédricas, em alusão ao jubileu de ouro da escola.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, completa 50 anos de existência nesta quarta-feira (27). Por isso, a equipe escolar preparou uma programação especial com uma série de atividades em alusão a essa data tão especial para a comunidade escolar.

As novidades são encontradas logo de cara. Quem entra na escola se depara com um ambiente alegre, colorido e cheio de vida, resultado do projeto “ACM em Flores”. A iniciativa do diretor da unidade de ensino, Paulo Rodrigues, e do professor Israel Scardua, envolveu estudantes e equipe escolar num esforço conjunto, que resultou em um jardim vertical no pátio da escola. Para compor a decoração, dezesseis sombrinhas coloridas suspensas foram instaladas no alto da escadaria principal da Emef.

Em harmonia, flores e plantas das mais variadas espécies, que foram levadas pelos estudantes e profissionais da Emef, transformaram o pátio da escola em um ambiente mais humanizado e alegre. Inclusive, o local atrai “visitantes”, isto é, pássaros da região que costumam sobrevoar o local e também pousar no jardim vertical, em busca de alimento e abrigo.

Escolha do mascote

Como a data é especial, afinal, são 50 anos de histórias, a escola promoveu um concurso entre os estudantes, para escolher um mascote que representará a escola nos próximos anos. Foi instituída uma comissão avaliadora, que levou em conta a criatividade e identificação com o tema, para escolher o grande vencedor. O mascote eleito pela comissão foi o “Castrinho”, criado pelo estudante Davi Barbosa, do 3º ano.

Além de ser uma forma de homenagear a escola, o concurso promoveu o estímulo da expressão artística e da imaginação dos estudantes, além de envolver todos ainda mais nas comemorações do aniversário de “bodas de ouro”.

Túnel do tempo

Para homenagear os gestores que ajudaram a cuidar da unidade de ensino ao longo desses 50 anos, o professor Israel Scardua teve a iniciativa de criar o projeto “Túnel do tempo”. Com ajuda de uma convidada especial, a artista plástica e muralista Beth Mendonça, foram pintados no muro da escola, os rostos dos 12 ex-diretores e do atual diretor da unidade de ensino.

Uma verdadeira viagem pelo tempo, que começa em 2021 e termina em 1971, ano de criação da escola.

Pipas tetraédricas

Utilizando canudos biodegradáveis, papel de seda, linha, fita dupla face e espetinhos de churrasco reciclados, além de conceitos de matemática, ciências e artes, os estudantes do 6º ao 9º ano produziram, sob orientação da equipe pedagógica, 50 pipas tetraédricas, em alusão ao jubileu de ouro da escola.

Além disso, durante os trabalhos de produção das pipas, os estudantes foram conscientizados sobre os locais adequados para o uso de pipas em palestras com educadores ambientais.

Encerramento

Toda a comunidade escolar foi convidada para um grande encerramento da programação de aniversário da escola, no próximo sábado (30), às 7h30, na praia de Camburi. Em uma parceria com o projeto Vitória da Restinga, da Vale, 50 estudantes da unidade de ensino foram sorteados para fazer o plantio de 50 mudas de vegetação típica da restinga, simbolizando o aniversário da escola e ainda auxiliando na recuperação da vegetação em Camburi.

Ainda valorizando a questão ambiental, em uma parceria com o projeto Praia Limpa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), todos os presentes na solenidade serão convidados para fazer uma coleta de resíduos na faixa de areia da praia de Camburi. Nas últimas semanas, inclusive, os estudantes da Emef participaram de várias palestras sobre conscientização ambiental e sobre a importância da coleta de resíduos.

Para finalizar, 50 estudantes também foram sorteados para empinar as 50 pipas tetraédricas que foram produzidas na escola, colorindo o céu da praia de Camburi e homenageando os 50 anos da Emef.

“Acreditamos que esta é uma grande oportunidade para conhecermos um pouco mais da história da escola, despertar o interesse dos estudantes, atribuir responsabilidade, trabalhar questões relacionadas à importância da preservação do meio ambiente e que o envolvimento e a participação de todos nesses projetos se transformarão em momentos de aprendizado, fornecimento de informações, troca de experiências e construção do conhecimento”, destacou o diretor Paulo Rodrigues.


Voltar ao topo da página