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Procon de Vitória aponta variação de preços de até 207% nos supermercados
Publicada em 03/05/2021, às 16h39 | Atualizada em 04/05/2021, às 11h27
Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
Uma recente pesquisa realizada pelo Procon de Vitória em supermercados da capital apontou que a diferença de preço entre itens de primeira necessidade pode chegar a 207,27%. É o caso do molho de tomate (340g), que pode ser encontrado de R$ 1,10 a R$ 3,38.
Entre as maiores variações, estão:
- 191,34% na margarina com sal (500 gr), que variou de R$ 4,39 a R$ 12,79;
- 152,02% na laranja-pêra (1 kg), de R$ 1,98 a R$ 4,99;
- 135,34% no alvejante sem cloro (2 l), de R$ 12,28 a R$ 28,90;
- 131,31% no maço de salsa (1kg), de R$ 0,99 a R$ 2,29;
- 131,31% no maço da cebolinha (1kg), de R$ 0,99 a R$2,29.
Num comparativo com a pesquisa feita pelo Procon em abril, constata-se que a mortadela (1kg) registrou a maior variação (99,33%), indo de R$ 8,98 a R$17,90.
Em relação ao menor preço na comparação com o mês passado, o quilo do mamão teve uma redução de 92,86% (R$ 4,86 para R$ 2,70).
Também foi feito um comparativo dos preços registrados no mesmo período do ano passado. Veja aqui.
Pesquisa
A pesquisa do Procon de Vitória abrange 63 itens considerados como de prioridade no consumo na área de alimentação e higiene. O objetivo é apresentar ao consumidor as diferenças entre supermercados e mostrar a necessidade de fazer uma pesquisa de preços.
A pesquisa envolveu nove estabelecimentos de diferentes regiões de Vitória. A coleta de preços foi realizada nos dias 28 e 29 de abril de 2021.
- Ranking com quantidade de itens de menor preço encontrados por supermercado
- Relatório técnico da pesquisa
Salário mínimo
A pesquisa do Procon de Vitória buscou, ainda, o somatório dos menores preços coletados de cada produto em abril e o valor do salário mínimo vigente para o ano de 2021, que é de R$ 1.100,00. Veja o levantamento.
O resultado da pesquisa mostra que, em maio, o trabalhador remunerado pelo salário mínimo comprometeu 46,13% da sua remuneração para adquirir os produtos da cesta de primeiras necessidades. Já em abril, esse percentual era de 45,97%. Isso representa um aumento de 0,16%.