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Porta a Porta: serviço de atendimento a cadeirantes recebe dois novos veículos
Publicada em 12/11/2024, às 16h05 | Atualizada em 13/11/2024, às 11h31
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Os usuários do serviço Porta a Porta, que facilita o dia a dia dos cadeirantes em Vitória, têm motivos para comemorar. Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito Lorenzo Pazolini recebeu dezenas de usuários no estacionamento da Prefeitura para apresentar os dois novos veículos que chegam para fortalecer esse serviço essencial.
Com esse reforço, a frota agora conta com três vans de quatro lugares, quatro vans de três lugares e cinco veículos Spin, cada um preparado para transportar uma pessoa e alcançar locais de acesso mais difícil.
Para Pazolini, a ampliação da frota representa um compromisso contínuo com a autonomia e dignidade dos usuários. Atualmente, 484 pessoas são atendidas pelo serviço, e a expectativa é alcançar 500 até o fim do ano. "Dias como hoje me deixam especialmente feliz. É gratificante ver a evolução de um serviço tão essencial. O bem-estar dos usuários cresce à medida que ampliamos o atendimento, com novos veículos, mais horários e profissionais comprometidos. Sabemos que as necessidades dos cadeirantes mudam, e nossa missão é aprimorar o serviço continuamente", afirmou o prefeito.
O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, destacou a variedade de destinos dos usuários, que vão desde compromissos médicos e acadêmicos até momentos de lazer, como ir à praia. "Sem inclusão, não há cidadania. Trabalhamos para melhorar um serviço complexo, que exige sensibilidade e se adapta para atender as expectativas de cada um", ressaltou Mariano.
Dignidade
Para o vereador eleito Ailton Dadalto, garantir acesso aos compromissos é um sinal de dignidade. "Quem tem um parente ou amigo cadeirante conhece bem o desafio que é o deslocamento. O Porta a Porta beneficia não apenas o usuário, mas também suas famílias", comentou.
O vereador eleito Camilo Neves também ressaltou o valor do serviço. "O Porta a Porta proporciona autonomia, dignidade e cuidado com o cidadão, permitindo que ele se planeje e chegue aos seus compromissos no dia e horário marcados. Isso é respeito e valorização", declarou.
João Carlos de Souza, usuário do serviço, compartilhou sua satisfação com a ampliação e aprimoramento contínuo do Porta a Porta. "Sentimos o empenho e a boa vontade da equipe, o que nos dá confiança e nos motiva a usar o serviço", afirmou.
Ana Maria, mãe de um usuário, disse que o serviço facilita muito a vida de seu filho. "Os motoristas são atenciosos e sempre prontos para ajudar. A equipe da Setran também está sempre alerta, e todos nos beneficiamos com os novos veículos", elogiou.
Evolução
O número de novos usuários do Porta a Porta cresce a cada ano: em 2022, foram 16 novos cadastros, e em 2023, esse número subiu para 23. Neste ano, já foram adicionados 15 novos usuários, totalizando 484 pessoas atualmente cadastradas. Em agosto de 2022, o pico diário de viagens foi de 102 atendimentos; em outubro de 2023, o serviço alcançou 146, um aumento de cerca de 30%.
O Porta a Porta é um serviço gratuito, disponível todos os dias das 4 horas até a meia-noite, inclusive aos finais de semana e feriados. Destinado exclusivamente a pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas, todos os veículos são adaptados e atendem necessidades de transporte para trabalho, educação, saúde e lazer.
Plantão de atendimento
Telefone: (27) 98125-0970
Horários de atendimento
• Para pessoas já cadastrada: das 4 até as 24h;
• Para público em geral: das 8 às 17h.