Notícias

Obra da Unidade de Saúde e Cras de Santo Antônio está com mais da metade concluída

Publicada em 04/02/2025, às 13h00 | Atualizada em 04/02/2025, às 13h03

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Jansen Lube
Visita às obras do Cras e UBS de Santo Antônio - prédio UBS
Visita às obras do Cras e UBS de Santo Antônio - prédio UBS (ampliar)

Uma obra que vai mudar a realidade dos moradores da Grande Santo Antônio levando à comunidade o melhor acesso aos serviços de saúde e atendimentos da Assistência Social. A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e o novo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Santo Antônio, estão em construção no mesmo terreno, com uma estrutura especialmente pensada para garantir comodidade e qualidade nos atendimentos.

O empreendimento está localizado na Avenida Ernesto Bassini, 605, no bairro Santa Tereza, e ocupa uma área de 5.900 m². O custo total da obra é de R$ 17.877.132,85, com prazo de conclusão de 720 dias, estando, atualmente, com mais da metade concluída.

Na manhã desta terça-feira (04), uma equipe da PMV esteve no local para acompanhar o andamento da obra. Estiverem presentes o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento da Cidade, Cris Samorini; o secretário de Obras, Gustavo Perin; a secretária de Saúde, Magda Lamborghini; a subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Scardua; o vereador Maurício Leite, além de lideranças comunitárias.

"Hoje é um dia muito importante para nós, pois estamos consolidando dois equipamentos públicos de extrema relevância. Este modelo inovador, com a construção de dois espaços essenciais no mesmo ambiente, vai beneficiar diretamente a população mais vulnerável. Quando esses dois serviços atuam em sinergia, os resultados para a sociedade são extraordinários. Tenho certeza de que essa iniciativa será um exemplo para todo o Brasil. As obras estão avançando e até o final deste ano, entregaremos esses dois equipamentos prontos e funcionando para a Grande Santo Antônio", destacou o prefeito.

Cris Samorini ressaltou a importância do modelo integrado entre Saúde e Assistência Social. "Este projeto otimiza espaço e recursos, garantindo a ampliação dos serviços para quem mais precisa. Às vezes, é necessário abrir mão de interesses pontuais para alcançar um resultado mais amplo e transformador, como tem ocorrido em diversas localidades que visitei."

Para a secretária de Saúde, Magda Lamborghini, a nova UBS ampliará significativamente o acesso à saúde para os moradores da região. "É uma grande alegria saber que, em breve, teremos um ambiente totalmente estruturado, com 23 consultórios, um aumento significativo em relação aos 15 consultórios atuais. Isso é, sem dúvida, um grande avanço no cuidado com as pessoas", afirmou.

A subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Mognato Scardua Shalders, destacou o impacto positivo da obra: "A junção desses dois equipamentos facilitará muito o acesso das famílias que necessitam dos serviços do Suas e do SUS. Esses dois sistemas, que caminham juntos, são fundamentais para o cuidado de quem mais precisa."

Jansen Lube
Visita às obras do Cras e UBS de Santo Antônio - prédio Cras
Visita às obras do Cras e UBS de Santo Antônio - prédio Cras (ampliar)

César "Cara Legal", presidente do Movimento Comunitário de Santo Antônio, enfatizou que a obra trará uma grande transformação para a região. "Este terreno estava abandonado há anos e, por muito tempo, a comunidade pagou aluguel para o Cras. Ter os dois equipamentos no mesmo local é uma inovação inédita que certamente mudará a realidade do território."

Luis Carlos, conhecido como Neném, líder comunitário do bairro Bela Vista, também elogiou a iniciativa. "A gestão do prefeito Lorenzo Pazolini está promovendo uma verdadeira mudança na nossa região. A nova UBS e o Cras trarão mais dignidade aos moradores que dependem desses serviços essenciais."

Estrutura 

A nova unidade de saúde ocupará dois pavimentos, com área construída de 1.742,63 m². e contará com 5 consultórios de ginecologia, 10 consultórios diversos, 5 consultórios odontológicos, além de salas para psicologia, fonoaudiologia, assistência social, curativos, injeções, nebulização, imunização, coleta, farmácia, recepção, entre outros. A estrutura também incluirá auditório com capacidade para 58 pessoas, sala para agentes comunitários, almoxarifado, e refeitório.

O Cras, com dois pavimentos e área de 591,14 m², terá 4 salas de atendimento, brinquedoteca, auditório com capacidade para 60 pessoas, além de espaços para equipe técnica, coordenação e apoio administrativo. Haverá também uma área externa coberta para a realização de oficinas.

Ambos os edifícios terão uma área comum com guarita e estacionamento com 55 vagas para automóveis, 5 vagas para carga e descarga, 1 vaga para ambulância, 11 vagas para motos e 24 para bicicletas. O acesso será facilitado por dois portões de veículos e um portão de pedestres, além de uma rotatória na interseção da Avenida Ernesto Bassini com a Rua Agostinho de Oliveira.

Os projetos atendem à norma NBR 9050/2015, garantindo acessibilidade total aos espaços, com rampas, banheiros acessíveis, piso tátil, elevadores, e portas com largura mínima de 80 cm, entre outras medidas.

O investimento total de R$ 17.877.132,85 tem o potencial de gerar 135 empregos diretos e 203 indiretos, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Visita às obras do Cras e UBS de Santo Antônio

Voltar ao topo da página