Notícias
Novos Agentes Comunitários de Saúde são nomeados pela PMV
Publicada em 06/11/2024, às 15h35 | Atualizada em 06/11/2024, às 15h35
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Para fortalecer e aprimorar as equipes da Estratégia de Saúde da Família de Vitória, mais oito Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados em concurso público foram nomeados nesta quarta-feira (06), para atuarem nas Unidades de Saúde do município de Vitória.
A solenidade de nomeação foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura de Vitória, e contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária de Saúde, Magda Lamborghini, do secretário de Governo e de Planejamento e Gestão, Regis Mattos, dos agentes nomeados, lideranças comunitárias, vereadores e demais autoridades.
O prefeito deu as boas-vindas e falou da felicidade em receber os novos Agentes Comunitários de Saúde. "Hoje é o momento de celebrar a união da cidade, mas também de reconhecer os bons resultados. Os bons resultados que vocês obtiveram no trabalho das unidades de saúde, no trabalho das residências, no acolhimento e no cuidado com o nosso povo. E a partir de hoje vocês vão desenvolver um trabalho fundamental na cidade, que é um trabalho de escutar e auscultar. É um trabalho de acolher, de cuidar com foco na prevenção. Vocês vão entrar na residência e isso é um ato de extrema confiança", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o principal vínculo entre a Unidade de Saúde e a população, responsável por realizar visitas domiciliares, cadastros das famílias e pessoas, realizar ações de educação e promoção da saúde, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe de Saúde da Família.
"Parabenizo os profissionais que estão sendo nomeados. Hoje, já são mais de mil profissionais da saúde nomeados, demonstrando claramente claramente o compromisso dessa administração com a saúde pública e de qualidade. É uma honra fazer parte dessa construção junto com toda a nossa equipe´", frisou o secretário de Governo e de Gestão e Planejamento, Regis Mattos.
Os novos Agentes Comunitários de Saúde atuarão nas Unidades de Saúde de Bairro República, Consolação, Jesus de Nazareth, Maruípe, Praia do Suá, Bairro da Penha e Santo André.
"Hoje é um dia muito feliz pois estamos nomeando novos Agentes de Saúde, cujo o compromisso dessa gestão é melhorar a qualidade da vida da nossa comunidade. A importância dos agentes de saúde é inestimável, vocês são os olhos e ouvidos da saúde pública, atuando como ponte entre os serviços de saúde e a comunidade. E esse vínculo com a comunidade é fundamental. Essa nomeação representa o compromisso com a saúde e bem-estar da comunidade e o fortalecimento da rede de atenção à saúde", falou a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.
A coordenadora da Atenção Básica, Solange Neves, destacou que Vitória é a primeira capital em cobertura de Atenção Básica do país, com 100% de cobertura. "O município possui 356 Agentes Comunitários de Saúde, 86 equipes de Saúde da Família e 18 equipes de Atenção Primária, que corresponde a uma capacidade de cobertura de 104,55% (e-Gestor AB, abril/2024).", destacou.
Heloisa Basílio Rodrigues foi uma das nomeadas e estava muito feliz com esse momento. "Estava aguardando há muito tempo por essa nomeação do concurso de 2019. Estou disposta a abraçar o cuidado do meu município e estou pronta para todos os desafios que eu tiver que enfrentar", contou.