Notícias

Novembro Azul: Vitória amplia em 100% oferta de exames de PSA

Publicada em 06/11/2024, às 18h40 | Atualizada em 06/11/2024, às 18h42

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Abertura do Novembro Azul
Abertura oficial do Novembro Azul no Auditório da PMV. (ampliar)
Leonardo Silveira
Abertura do Novembro Azul
Abertura oficial do Novembro Azul no Auditório da PMV. (ampliar)

Novembro é um mês dedicado à atenção especial aos cuidados e à saúde dos homens. Por isso, em alusão à campanha Novembro Azul,  Vitória ampliou em 100% os exames de PSA neste mês, um dos principais procedimentos para detecção precoce de câncer de próstata. Em média são disponibilizados 1.200 exames mensalmente, mas para garantir que mais munícipes tenham acesso às medidas de detecção, prevenção e tratamento da doença, neste mês serão disponibilizados 2.400 mil exames de PSA.

A abertura oficial da campanha Novembro Azul em Vitória ocorreu no auditório da PMV, na tarde desta quarta-feira (6). O evento contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita eleita Cris Samorini, de secretários municipais, lideranças comunitárias e servidores.

Na ocasião, o prefeito Lorenzo Pazolini destacou que os homens precisam cuidar da própria saúde a exemplo do que as mulheres já fazem e, com isso, garantir mais qualidade de vida tanto para eles, como também para suas famílias. "O mês de novembro é uma grande oportunidade para nós fazermos esses diálogos, convencer os homens a adotarem estratégias de saúde, principalmente na precaução, a exemplo do que as mulheres fazem. Que os homens busquem mais os equipamentos de saúde, da assistência social, do esporte e tantos outros equipamentos que cuidam das pessoas e da cidade", afirmou.
 
Durante o evento, Cris Samorini elogiou as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). "A Saúde de Vitória tem cuidado de uma forma diferenciada da população, sendo um verdadeiro exemplo para todo o país, oferecendo exames, testes, mas sempre com muito carinho pelas pessoas", declarou.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou o empenho dos profissionais de saúde no atendimento à população e as ações do Novembro Azul. "Assim como a gente já zerou a fila da mamografia, zeramos a fila para consultas com urologista e proctologista, ou seja, não temos pacientes aguardando agendamento para essas especialidades. Além disso, durante o mês de novembro, vamos dobrar a oferta de exames de PSA, passando de 1.200 para 2.400 exames, vamos ampliar as vagas para cirurgias de vasectomia, aumentando de 23 para 70 cirurgias, e ofertar 250 testes ergométricos, um aumento de 47% do número de testes normalmente oferecidos ", disse

A referência em Saúde do Homem da capital, Ludmila Coelho, destacou a importância de buscar as unidades de saúde como forma de prevenir adoecimentos ou agravos nas doenças já identificadas. "É muito difícil fazer os homens aderirem aos cuidados com a saúde e às ações nas unidades de saúde. Então é muito bom ver esse auditório cheio de homens, servidores e lideranças que poderão compartilhar com seus amigos e familiares os conhecimentos trazidos pelos palestrantes. Os homens são bem-vindos às unidades básicas de saúde em Vitória. Nosso objetivo junto a esse público é melhorar a qualidade de vida e prevenir o adoecimento e até a mortalidade prematura dos homens, que enfrentam problemas de saúde física e de saúde mental peculiares" afirmou.

No evento da abertura da Campanha no auditório da Prefeitura, os participantes puderam assistir as palestras: 

  • "Saúde cardiovascular e sua relação com a saúde sexual masculina", com o cardiologista Roberto Ramos Barbosa
  • "Principais IST que acometem os homens: prevenção, autocuidado ao tratamento" com o médico de Família e Comunidade Rafael Silva Machado.

Remada Azul

No próximo sábado (9), a partir das 6h, na Praia da Guarderia (Curva da Jurema), a Prefeitura de Vitória vai promover, em parceria com a Ong "aMAR a Vida", a Remada Azul, com o objetivo de chamar a atenção para a prática de esportes, especialmente a canoa havaiana como forma que promover a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental especialmente entre pessoas que viveram ou vivem com câncer, assim como seus amigos e familiares.

Ainda no sábado (9), profissionais de educação física do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) estarão também na Praia da Guarderia orientando sobre a prática de diversas atividades físicas, como hidroginástica, vôlei, alongamento e dança.

Outros profissionais de saúde também estarão no local ao longo deste dia ofertando informações sobre a importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) para a saúde sexual e reprodutiva dos homens, foco da campanha nacional Novembro Azul, promovida pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, os que desejarem, poderão realizar testes rápidos para IST, recebendo também orientações e encaminhamentos para tratamento quando necessário.

Exames

Ao longo do mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão uma série de atividades voltadas à saúde integral dos homens, como conscientização sobre o câncer de próstata, atendimentos em horário estendido durante a semana com oferta de avaliação da saúde bucal, testes rápidos para IST, solicitação de exames laboratoriais, atualização do cartão de vacinas e outras atividades de rotina que contemplam a população masculina nas diferentes faixas etárias.

Vitória ampliou consultas e exames especializados para esse público no mês de Novembro: as consultas com médico urologista contam com 70 vagas a mais e o teste ergométrico foi ampliado em 47%, passando a 250 vagas neste mês.

Além disso, a partir de 2024, Vitória passou a ofertar as cirurgias de vasectomia, realizando 23 procedimentos por mês aos moradores da capital, número superior ao disponibilizado pelo Estado. Com isso, serão realizadas 70 cirurgias de vasectomia para os moradores de Vitória neste mês.

Abertura oficial do Novembro Azul no Auditório da PMV.

Voltar ao topo da página