Notícias
Mutirão de combate à dengue inspeciona mais de 700 depósitos na Ilha do Frade
Publicada em 05/02/2025, às 16h30
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Os agentes de combate às endemias (ACE) juntamente com a equipe de limpeza da Prefeitura de Vitória se mobilizaram em mais um mutirão de combate à dengue, nesta quarta-feira (05), no bairro Ilha do Frade.
Durante o mutirão, os ACE do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental vistoriaram 90 imóveis, inspecionaram 737 depósitos, eliminaram 24 depósitos propícios a focos do mosquito e encontraram 10 focos que foram tratados.
Além da vistoria, a equipe reforçou sobre os cuidados preventivos que cada morador deve manter e orientou acerca dos sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
"Essa é mais uma ação para garantir o cuidado e a qualidade de vida nos nossos munícipes. Precisamos do apoio e do engajamento de toda a sociedade no combate ao mosquito. A simples atitude de eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas semanalmente faz toda a diferença", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Ações
A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.
Em uma ação pioneira no Estado, a Secretaria de Saúde de Vitória está informatizando o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) que começaram a utilizar tablet nas visitas domiciliares. Antes, o serviço era feito manualmente como o preenchimento dos boletins diários. Com a utilização dos tablets, os ACEs passam a cadastrar os imóveis do município e a cada visita registrar digitalmente os depósitos inspecionados, informando também os que foram tratados, onde foram encontrados focos, condensação das informações através de relatórios. Com a informatização do trabalho de campo os imóveis de risco serão georeferenciados com a elaboração de um mapa de calor que irá trazer maior celeridade nas ações.
Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.
Entre as principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê. Além disso, estão sendo realizados mutirões de combate ao mosquito, em parceria com a Central de Serviços, e ações educativas de prevenção à dengue.