Notícias

Junho Violeta: Vitória tem ação de combate à violência contra o idoso

Publicada em 14/06/2024, às 17h55 | Atualizada em 14/06/2024, às 17h56

Por Eduarda Miranda (eosmjesuseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Carlos Antolini
Ação em combate à violência a idosos em frente à Assembleia Legislativa do ES
Ação do Junho Violeta na Assembleia Legislativa. (ampliar)

A manhã desta sexta-feira (14) foi marcada por uma ação de combate à violência ao idoso, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Conselho Municipal do Idoso (Comid). A campanha "Junho Violeta" é uma iniciativa do Comid, que visa alertar a sociedade sobre todas as formas de violência contra a pessoa idosa.

Com esquetes teatrais e apresentações culturais, a população foi levada a refletir sobre a melhor idade e formas de serem promovidas uma boa convivência e trocas de experiências intergeracionais.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, afirma que não precisa ser idoso ou conviver com um para se sensibilizar com a causa. "O dia de hoje reuniu sociedade civil, organizações sociais, poder público, representantes de conselhos de direitos para marcar o combate a violência contra a pessoa idosa, nosso apelo é que as pessoas denunciem os casos de violência".

"Que possamos ter uma sociedade que confere qualidade de vida e proteção para todos os ciclos de vida", completou Cintya.

Flor da idade

A vice-presidente do conselho do Comid, Maria Rita De Boni, lembra a importância da ação: "nós, já acima de 60, ainda estamos na flor da idade, com toda a disposição de trabalho e luta. Hoje estamos aqui para lembrar a população capixaba que devemos estar alerta todos os dias, combatendo todos os tipos de violência".

"A sociedade tem a tendência de descartar aquilo que julgam não ter mais importância, o que fica obsoleto. Precisamos ficar alertas e denunciar toda a violência. Protegendo nossas crianças e idosos, conseguimos promover maior qualidade de vida e desenvolvimento para nossa sociedade", completa.

Carlos Antolini
Ação em combate à violência a idosos em frente à Assembleia Legislativa do ES
Ação do Junho Violeta na Assembleia Legislativa. (ampliar)

A Gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabíola Calazans, representa a comissão de denúncias do Comid como conselheira. "Muitas vezes a violência acontece de forma velada, dentro das próprias casas, sendo mais difíceis de serem descobertas. O Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) busca descortinar esses acontecimentos e preservar a vida da pessoa idosa".

Lucelena é aluna da Educação de Jovens e Adultos de Vitória e celebra a iniciativa. "Ações como estas são muito boas. É minha primeira vez vindo e estou achando uma iniciativa maravilhosa."

Maria da Penha participou da ação pela primeira vez e adorou a iniciativa. "Eu nunca tinha participado e acho uma forma muito boa de evitar que outras pessoas passem por situações como estas".

A secretária executiva do Comid, Elaine Alvarenga, ressalta que ação combativa do Comid em alusão ao Junho Violeta tem o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. E destaca que para se prevenir a violência contra o idoso, uma das melhores ações é o combate ao idadismo ou etarismo, termos que correspondem a estereótipos e discriminações direcionadas a pessoas com 60 anos ou mais. Todos vamos envelhecer, é preciso trabalhar a educação para a longevidade, o convívio, a paz.

Junho Violeta: Vitória tem ação de combate à violência contra o idoso

Voltar ao topo da página