Notícias
Instituto Últimos Refúgios lança livro Baía das Tartarugas
Publicada em 05/11/2024, às 17h50 | Atualizada em 05/11/2024, às 17h53
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O Instituto Últimos Refúgios lança, nesta sexta-feira (8), às 10 horas, o livro fotográfico "Baía das Tartarugas: Riqueza marinha na capital do Espírito Santo". A obra bilíngue (português e inglês) tem 288 páginas e aproximadamente 500 imagens. O lançamento será na Fundação Projeto Tamar, em Vitória, e marca também a abertura da exposição de fotos produzidas durante a execução da iniciativa.
De acordo com coordenador do projeto, o fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, o objetivo foi registrar a abundante biodiversidade na região litorânea de Vitória e promover a sensibilização da comunidade capixaba sobre a existência, desde 2018, da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, um ecossistema vivo que carrega séculos de história.
"Desde os povos indígenas até as interações atuais entre humanos e natureza, Vitória guarda praias que viram grandes transformações ao longo do tempo. A cidade abriga um dos maiores manguezais urbanos do mundo, um berçário de espécies marinhas de uma teia complexa de interações ecológicas. Este projeto é um convite para se encantar com a vida vibrante na restinga, nas ilhas e nas cores do oceano, mas também uma tentativa de inspirar um olhar cuidadoso e uma mentalidade de proteção desse patrimônio ambiental e cultural", revela.
Leonardo, que iniciou o registro de imagens nas praias de Camburi, do Canto, ilhas do Boi e do Frade, dentre outras, em 2013, intensificou o trabalho em 2017, e concluiu a produção em 2023 e 2024 com uma jornada fotográfica e audiovisual subaquática, conta que precisou viajar para vários lugares do mundo para entender o valor do tesouro que tem no "quintal" de casa.
"Vitória tem na natureza sua verdadeira vocação e fizemos este livro como um presente para provar isso. Cabe a nós preservá-la e o Instituto Últimos Refúgios busca, por meio de produtos artístico-culturais, promover a conservação ambiental e práticas de turismo sustentáveis, somando esforços na criação de alternativas para os desafios sociais e ambientais atuais", comenta.
Além do livro e da exposição itinerante de fotos, o projeto, que contou com uma consulta pública da comunidade interessada para dar sugestões de temas a serem abordados, inclui ações de educação ambiental nas escolas públicas, com palestras e distribuição de livros, e uma série em vídeo de seis episódios que, de uma perspectiva lúdica, mostra o ponto de vista da tartaruga, além do making off da produção. Um dos episódios será apresentado no evento de lançamento do livro e o conteúdo completo em breve estará disponível no canal de Youtube do Instituto Últimos Refúgios.
O livro "Baía das Tartarugas: Riqueza marinha na capital do Espírito Santo" é uma realização do Instituto Últimos Refúgios e do Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas e conta com a parceria da Prefeitura de Vitória.