Notícias

Idosos aprovam obras do Ciase de Jardim Camburi

Publicada em 16/12/2024, às 14h00 | Atualizada em 16/12/2024, às 15h16

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Marcos Salles
Visita Técnica as Obras do CCTI de Jardim Camburi

Dezenas de munícipes fizeram questão conhecer o novo Centro Integrado de Assistência Social e Esportes (Ciase) de Jardim Camburi, durante visita técnica realizada na última semana. Eles foram conferir de perto a evolução do projeto que vai dar "vida" ao terreno localizado ao lado da Polícia Militar, em Jardim Camburi. Uma das presentes foi a idosa Maria Juliana Costa de Oliveira, de 84 anos, sendo vinte deles participando de oficinas no Centro de Convivência Para a Terceira Idade (CCTI) no bairro.

A idosa disse que estava ansiosa para ver a finalização da obra e poder participar das atividades no novo local, embora estivesse muito feliz frequentando o espaço atual. "O CCTI é maravilhoso. Gosto de todo mundo de lá. Mas, este novo CCTI estava prometido há muito tempo. Moro pertinho e quero poder frequentar neste lugar que está ficando lindo", falou ela.

Com a mesma animação estavam as idosas Maria da Penha Ferreira e Claudia Mara Bastos Silva Freitas. "Eu adoro o CCTI do jeito que está. Você consegue imaginar como vai ficar? Eu estou animada demais para participar aqui", disse Maria da Penha. O sentimento do educador social Gálatos dos Anjos, que atua no CCTI Jardim Camburi, seguia na mesma direção das idosas.

Gálatos disse que estava emocionado em ver o avanço das obras. "Vamos poder prestar um atendimento com ainda mais qualidade; promover a ampliação dos serviços. Representa um recomeço para as pessoas idosas e até para nós trabalhadores", contou ele.

Ao ver o movimento dos idosos na visita às obras, o almoxarife Elson Santos, que trabalha na obra, falou: "Dá para perceber agora a importância desta obra para o bairro, para as pessoas idosas". Ao ser questionado sobre o sentimento de ver as pessoas admiradas com o tamanho da obra, Elson disse sentir orgulho. "Saber que eu ajudei a fazer tudo isso. Me sinto importante em contribuir para que eles tenham um lugar melhor", expressou ele.

A gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Vitória, Cristina Silva, disse que a nova obra permitirá que as pessoas idosas sejam atendidas com a dignidade que merecem, suprindo as demandas reprimidas, já que o espaço atual não oferece condições adequadas para um atendimento humanizado. 

"Teremos uma extensa área fechada para a realização de esportes coletivos", afirmou o secretário de Esportes Rodrigo Ronchi. O secretário de Obras, Gustavo Perin, afirmou que as obras estão em dia e que as atividades desenvolvidas no Ciase vão contribuir para a redução dos atendimentos na área de saúde.

A secretária de Assistência Social enfatizou a importância de que no novo espaço que colocará juntas duas políticas sociais importantes para a população da região de jardim Camburi, também podendo ser frequentada pelos moradores de toda a região continental (jardim da Penha, Goiabeiras, Atlântica Ville, Maria Ortiz) justamente pela territorialização da Política de Assistência Social. "A população pode esperar uma integração entre essas políticas muito bem definidas da atribuição de cada uma, toda a comunidade da região ganha".


Voltar ao topo da página