Notícias

Estudantes participam de palestra interativa sobre segurança no trânsito com a Guarda de Vitória

Publicada em 23/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 23/04/2025, às 09h05

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Fabiana Souza
Estudantes participam de palestra interativa sobre segurança no trânsito com a Guarda de Vitória
Fabiana Souza
Estudantes participam de palestra interativa sobre segurança no trânsito com a Guarda de Vitória

Estudantes do ensino fundamental participaram de uma palestra interativa sobre segurança no trânsito, promovida pela Guarda Civil Municipal de Vitória, com foco na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, na tarde desta terça-feira (22), na sede administrativa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), no Forte São João.

Durante a atividade, foram abordados temas como o respeito a sinalização, travessia segura na faixa de pedestres, cuidados ao andar de bicicleta e importância do uso do cinto de segurança.

A palestra foi adaptada à faixa etária dos alunos, utilizando uma linguagem acessível, dinâmicas participativas e materiais visuais que facilitaram a compreensão.

"São jovens que estão com 17 para 18 anos, ou seja, em breve estarão iniciando o processo para obter a habilitação. São futuros condutores, dos quais esperamos atitudes mais responsáveis e gentis no trânsito", explicou Marcelo Paraguassu, gerente de Operações e Fiscalizações do Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória.

A professora Letícia Soncini também ressaltou a importância da parceria com a Guarda. "Os alunos são multiplicadores do conhecimento que receberam. Estão se formando enquanto indivíduos que, com ou sem carro, fazem parte do trânsito. São informações que poderão ser utilizadas no dia a dia, além de conhecerem a Guarda de Vitória de perto. É uma experiência muito proveitosa", concluiu.

Redução

No primeiro trimestre de 2025, a capital conseguiu uma redução de 53% nas mortes do trânsito. Para a comandante da Guarda Municipal, Dayse Barbosa, iniciativas como essa são fundamentais para construir uma cultura de respeito no trânsito.

"A Guarda de Vitória é responsável pela fiscalização, mas também é comprometida com a educação preventiva. Essa também é uma forma de aproximar a instituição da comunidade e reforçar que estamos lado a lado com os cidadãos", destacou.

A turma também aproveitou para visitar a Central de Monitoramento da Guarda de Vitória.


Voltar ao topo da página