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Estudantes da Emef Ceciliano Abel de Almeida vão às urnas para eleger líderes de turma

Publicada em 11/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 11/03/2025, às 12h17

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Eleição líderes de turma EMEF Ceciliano Abel de Almeida
Eleição líderes de turma na Emef Ceciliano Abel de Almeida. (ampliar)
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Eleição líderes de turma EMEF Ceciliano Abel de Almeida
Eleição líderes de turma na Emef Ceciliano Abel de Almeida. (ampliar)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, localizada no bairro Itararé, realizou, neste primeiro mês de ano letivo, a eleição para representantes de turma, promovendo um processo democrático e enriquecedor para os estudantes. A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar e destacou o engajamento dos alunos na busca por uma escola mais participativa e conectada com suas necessidades.

O processo eleitoral foi marcado por encontros em que os estudantes discutiram o papel do representante de turma, refletindo sobre a importância para a mediação entre eles e a equipe pedagógica. Para isso, diferentes espaços da escola foram utilizados: biblioteca, auditório, sala de informática e salas de aula, proporcionando debates dinâmicos e colaborativos sobre liderança, responsabilidade e participação ativa no ambiente escolar.

A mobilização e a mediação dos debates foram conduzidas pelo professor de História Caio Falcão, com o apoio do diretor Fabio Oliveira, das pedagogas Sandra Vescovi Negri e Márcia Valéria Nunes Barbosa e dos professores Lucas Magalhães e Fernanda Motta. Juntos, os profissionais incentivaram os alunos a refletirem sobre o impacto que podem ter dentro da escola, promovendo uma cultura de diálogo e construção coletiva. 

O engajamento dos estudantes foi um dos destaques do processo. Muitos demonstraram interesse em atuar como agentes de transformação, apresentando propostas para melhorar a comunicação entre a turma e a equipe escolar. A eleição reforçou o compromisso da escola em valorizar a perspectiva dos estudantes, permitindo que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam a comunidade escolar.

"O representante de turma desempenha um papel vital na construção de uma escola mais democrática, fortalecendo a comunicação entre os estudantes, professores e gestão. Mais do que um porta-voz, esse estudante tem a missão de contribuir para um ambiente escolar mais acolhedor, justo e participativo", destacou o diretor Fábio Oliveira.

O sucesso da eleição de 2025 reafirma a importância de incentivar práticas democráticas desde cedo, preparando os alunos não apenas para a liderança dentro da escola, mas também para uma participação ativa na sociedade. A experiência vivenciada pelos estudantes reforça o compromisso da escola em formar cidadãos críticos, responsáveis e engajados com o bem comum.


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