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Educar para Vitória: formação profissional traz melhoria na educação pública

Publicada em 19/06/2024, às 14h30 | Atualizada em 19/06/2024, às 14h32

Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Gleiciane Marriel


  • Educação de qualidade

Leonardo Duarte
Aula inaugural do projeto Educar para Vitória
Aula inaugural do projeto Educar para Vitória. (ampliar)

Um projeto inovador que auxilia estudantes com dificuldade de aprendizagem no Ensino Fundamental, garantindo a redução da defasagem idade/ano e da evasão escolar. Assim é o Educar para Vitória - Fortalecimento de Aprendizagens, desenvolvido com estudantes de rede municipal da capital. A aula inaugural da formação "Educar para Vitória: Ampliando Experiências nas Práticas Pedagógicas da Sala de Aula", ocorreu na noite desta terça-feira (18), no Sesc Glória.

A formação tem o objetivo de ampliar ainda mais as discussões pedagógicas acerca dos processos de ensino, a partir do desenvolvimento de práticas didáticas e dos sujeitos que podem contribuir nesta importante ação, garantindo o direito de aprendizagem a todos os estudantes.

O prefeito Lorenzo Pazolini lembrou essa conquista é de grande importância e significa um avanço para a educação de Vitória que já destaque no cenário nacional. "É com muita felicidade que iniciamos um novo desafio, que aprimorará principalmente as disciplinas básicas. Com a formação, teremos a oportunidade de ter uma maior vivência e proximidade com os professores. O resultado final será a melhoria, o incremento e o avanço na cognição, no ensino pedagógico e, consequentemente, na qualidade do ensino em sala de aula", afirma o prefeito.

A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) tem uma política efetiva no processo de formação ofertada aos professores da Rede Municipal, consolidada por meio de oferta de formações com temáticas que agregam e contribuem para a prática pedagógica em sala de aula, como forma de entenderem o processo de ensino e aprendizagem e torná-lo mais efetivo cotidianamente.

 Juliana Rohsner, titular da pasta, acredita que não se nasce professor, se torna. Por isso, a necessidade da formação. "Quando assumimos a rede de Vitória, vimos o tamanho da desigualdade territorial e dos desafios na alfabetização das nossas crianças. Mas vimos também a força e o compromisso dos nossos professores. O que iniciamos hoje é um grande passo, pois vamos garantir o pagamento da bolsa para que nossos/as professores/as possam estudar fora do horário de trabalho, discutir os processos de aprendizagem entre pares e cuidar para que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 7 anos. Agradeço a todos os professores que aceitaram esse novo desafio. Juntos, estamos deixando um legado na educação de Vitória", enfatiza a secretária.

Leonardo Duarte
Aula inaugural do projeto Educar para Vitória
Aula inaugural do projeto Educar para Vitória. (ampliar)

Durante o evento foi realizado o primeiro painel interativo "Práticas Pedagógicas do Município de Vitória", com a participação da pedagoga Rosenery Pimentel do Nascimento, da diretora escolar Maria da Penha Azevedo Silva, da professora Viviana Nunes de Araújo Quintas, da estudante Marina Teodoro Pereira e da professora Karla Morais como mediadora.

"Acreditamos muito que essa formação vai contribuir ainda mais com as práticas metodológicas dos professores em sala de aula. Temos a intencionalidade de trazer uma formação mais dinâmica e prática, com proposições pedagógicas de trocas de experiências a partir de conhecimentos mais amplos e contextualizados, que irão apoiar os planejamentos dos professores no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem", disse Karla Morais, coordenadora do ensino fundamental dos anos iniciais.

Para o professor da rede municipal de ensino, Elias Pereira da Silva, a formação é importante para a padronização no ensino e ampliação do conhecimento para todo o público.

"Às vezes nos faltam ferramentas para trabalhar, em virtude das demandas que vêm surgindo nos últimos dias, como o aumento do número de crianças com déficit de aprendizagem, já na educação especial infantil. E essas crianças chegam ao primeiro, segundo e até ao quarto ano com um déficit muito grande pela falta de preparo dos profissionais ou de uma ferramenta como essa, que é uma formação específica para a alfabetização", explica o professor.

Na aula inaugural estiveram presentes professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano), e a formação abrange um público de aproximadamente 400 professores, com bolsa de estudos para todos os professores inscritos.


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