Notícias

Educação: escola em construção no bairro Resistência será em tempo integral

Publicada em 12/06/2024, às 18h00

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Marcos Salles
Visita as Obras da EMEF Ronaldo Soares em Resistência
Visita às obras da Emef Ronaldo Soares. (ampliar)
Marcos Salles
Visita as Obras da EMEF Ronaldo Soares em Resistência
Visita às obras da Emef Ronaldo Soares. (ampliar)

A rotina de visitas técnicas às obras no município de Vitória teve uma grata surpresa na manhã desta quarta-feira (12). Com a presença significativa de moradores do bairro Resistência na construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares. Na oportunidade a secretária de Educação da capital, Juliana Rohsner, anunciou que os alunos serão acolhidos em tempo integral no novo prédio.

A construção da Emef Ronaldo Soares está na fase da cobertura do terceiro pavimento, com 40% das obras concluídas. As estruturas das quadras poliesportiva e de voleibol já estão completas. A obra foi contratada por R$ 16.280.188,70 com recursos fruto de convênio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com prazo de 720 dias, a ordem de serviço foi assinada em 1º de abril de 2023.

"Esperamos concluída até o primeiro semestre de 2025 para colocá-la em operação no segundo semestre. As obras estão no cronograma e vamos trabalhar para antecipá-lo", anunciou o desafio o secretário de Obras Gustavo Perin.

Estrutura

Serão três pavimentos com doze salas de aula e salas para direção, coordenação, áreas de recreação, auditório e biblioteca em 4.500 m² de área construída para atender 340 estudantes em tempo integral.  

"Serão mais de 5 mil metros quadrados de área construída, com energia fotovoltáica e reuso de água. Teremos educação em tempo integral de qualidade. Essa unidade vai mudar o conceito de educação da Grande São Pedro. Lembrando que Vitória tinha apenas quatro escolas de tempo integral. Ampliamos para trinta e o Ronaldo Soares faz parte desse planejamento de ampliarmos ainda mais a oferta de unidades em tempo integral para nossos alunos", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

"Esperamos muito por essa obra. A comunidade de Resistência aguardava há 40 anos por uma escola com o padrão da que está sendo construída hoje.  Vamos nos preparar para a implantação do tempo integral na Ronaldo Soares", comemorou a diretora Wilma Sacht.

"Com um prédio adequado e com o tempo integral tenho certeza que nossas crianças vão brilhar mais. Vão sonhar mais, e garantir esse direito a educação pública de qualidade que a gente acredita. Só temos a agradecer às equipes da Educação e da Obras. Já estamos sonhando com a escola funcionando e estamos trabalhando para tornar este sonho realidade", disse a secretária de Educação Juliana Rohsner.

"Essa obra tem várias pessoas envolvidas na sua realização. Começando pelas pessoas da comunidade, que reivindicam há anos uma escola para Resistência. É uma demanda antiga que, graça a atual gestão, está se tornando realidade. Todos estamos muito felizes e ansiosos para ver a escola funcionando", agradeceu o líder comunitário do bairro Gilmar Lima, presidente do Movimento Comunitário de Resistência.

Plano Municipal de Educação

A construção visa atender a demanda de crianças na faixa etária para o ensino fundamental, no bairro Resistência, conforme o Plano Municipal de Educação. 

O programa de necessidades atende ao memorial de Escolas Municipal de Ensino fundamental - EMEF e definiu pela construção dos seguintes setores:

  • Conjunto direção/ administrativo - composto de direção e secretaria;  
  • Conjunto técnico/pedagógico - composto de coordenação, sala de professores, sala do pedagogo, sala de planejamento individual, sala de planejamento; 
  • Conjunto pedagógico - composto de salas de aula, salas de apoio ao integral, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, sala de ciências, sala multiuso, sala de música, sala de recursos tecnológicos, biblioteca; 
  • Conjunto recreação/assitência - composto de sala de rádio e grêmio, pátio coberto; 
  • Conjunto auditório - composto de auditório e camarins.

A demanda está contemplada no planejamento estratégico do município denominado "Plano Vitória - Planejamento Estratégico 2021-2024", e está contida nas ações referentes às obras de construção, reforma e ampliação de escolas, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas nas modalidades de ensino regular e em tempo integral, e melhorar a infraestrutura física das creches e escolas da rede municipal de Vitória. 

Visita às obras da Emef Ronaldo Soares

Voltar ao topo da página