Notícias

Dupla furta fiação da decoração de Natal e é detida pela Guarda de Vitória

Publicada em 07/01/2025, às 10h55 | Atualizada em 07/01/2025, às 11h43

Por Cauã Vieira (cvasgomeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Jansen Lube
Guarda Civil Municipal
Guarda Municipal deteve em flagrante dois homens furtando fios de enfeites natalinos (ampliar)

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) deteve em flagrante dois homens que furtavam fios de enfeites natalinos na tarde do último sábado (4). O caso aconteceu no bairro Enseada do Suá, em frente à Assembleia Legislativa e ao Shopping Vitória.

Uma equipe foi acionada por uma denúncia feita via Ciodes, relatando atividade suspeita na região. Quando chegaram ao local, os guardas flagraram dois homens furtando a fiação de uma decoração natalina.

Um dos suspeitos tentou escapar da detenção, mas foi capturado pela equipe em poucos minutos, no jardim do Tribunal de Justiça. A ação contou com o apoio da Central de Monitoramento da Guarda de Vitória, que forneceu informações em tempo real para a equipe durante todo o processo.

Com os suspeitos foram encontrados duas facas de serra e alguns fios já retirados. Juntos, os suspeitos acumulam 5 passagens criminais, sendo todas elas por furtos. Os dois foram encaminhados para a Delegacia Regional de Vitória, onde aguardam os trâmites legais.

Combate ao furto de fios

No ano de 2024, foram realizadas 57 conduções de indivíduos por suspeita de furto de fios em Vitória. A Guarda Municipal realiza operações para inibir o furto e a comercialização de fios furtados, como a "Fio da Meada" realizada em dezembro.

"O trabalho é realizado com ajuda de levantamentos da Gerência de Inteligência da Guarda de Vitória sobre estabelecimentos suspeitos de aceitar material roubado ou furtado. A compra de fios que foram furtados configura o crime de receptação de produto ilegal, ou seja, quem adquire essa fiação também está cometendo um delito", destaca Jacimara Camponez, Gerente de Proteção Comunitária.

Além das operações, a Guarda de Vitória realiza patrulhamentos estratégicos e possui a Central de Monitoramento com funcionamento 24 horas, contando com 1118 câmeras espalhadas pela Capital. A tecnologia amplia a vigilância e auxilia as equipes que estão nas ruas, otimizando as ações trazendo eficiência ao combate ao furto e comercialização de fios.


Voltar ao topo da página