Notícias

Congresso: Saúde de Vitória é destaque em Projeto Inovador 2024

Publicada em 27/06/2024, às 18h10 | Atualizada em 27/06/2024, às 18h10

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Painel de Medicamentos reconhecido como Projeto Inovador em Congresso Capixaba
Painel de Medicamentos reconhecido como Projeto Inovador em Congresso Capixaba. (ampliar)

Três iniciativas tecnológicas desenvolvidas na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) receberam o título de Projeto Inovador 2024, durante o 1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes, nesta quinta-feira (27).

A classificação, entregue pela Rede Cidade Digital, exige que os projetos utilizem tecnologia para melhoria da gestão pública, provocando impacto positivo na vida das pessoas. 

Os projetos foram apresentados pelos profissionais envolvidos em sua concepção e implantação.

Foto Divulgação
Uso de drones no combate à dengue foi reconhecido como Projeto Inovador em Congresso Capixaba
Uso de drones no combate à dengue foi reconhecido como Projeto Inovador em Congresso Capixaba. (ampliar)

Painel de Medicamentos

A ferramenta inovadora, lançada há 11 meses, passou a disponibilizar em detalhes informações sobre estoques de medicamentos em todas as unidade de saúde de Vitória.

"O Painel de Medicamentos trouxe inovação, acesso e transparência, tanto para os munícipes de Vitória quanto para os gestores, uma vez que todos podem acompanhar facilmente a situação dos medicamentos na rede de saúde do município em tempo ágil, uma vez que o Painel é atualizado diariamente", explica a gerente de Assistência Farmacêutica de Vitória, Sheila Zambon.

TecHarbo

O projeto trouxe a união de tecnologia de ponta no combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya), especificamente, com a utilização de um drone munido de câmera de alta resolução e também imagem termal, gerando evidências de potenciais focos de mosquitos em locais onde o agente de combate às endemias não consegue acessar por diversas razões. ]

"Essa tecnologia tem nos ajudado com novas estratégias de combate às arboviroses nos territórios, tanto identificando possíveis criadouros, como auxiliando no reconhecimento de moradores que precisam de mais orientações sobre o Aedes aegypti", detalhou a bióloga do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) Lívia Marini.

Foto Divulgação
FacilitaVix é destaque em Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes
FacilitaVix é destaque em Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes. (ampliar)

FacilitaVix

O programa  FacilitaVix, implantado em março deste ano em Vitória, visa ampliar o acesso da população aos serviços da Semus disponíveis na internet por meio de totens de autoatendimento, instalados nas unidades de saúde. Dessa forma, o munícipe pode realizar e conferir agendamentos de consultas, de vacinas, acompanhar a agenda do Fumacê, tanto o que já foi feito como também em tempo real onde o carro está passando, pesquisar sobre medicamentos no Painel de Medicamentos, entre outros serviços.

"É um sonho falar do FacilitaVix aqui. Um sonho já realizado, presente nas 29 Unidades de Saúde e na Clínica Médica de Jardim Camburi, que veio para promover a saúde digital, a transparência e a inclusão digital, entre as pessoas que não possuem celular ou tem dificuldade de usar o aparelho. Inovar é sempre uma causa coletiva porque ninguém nunca inova sozinho e nunca inova para uma pessoa somente. Por isso, é muito gratificante estar aqui representando toda essa coletividade", disse o coordenador da Informática da Semus, Higino Mendes.


Voltar ao topo da página