Notícias
Confecção de cartazes, paródia e jogos para conscientizar as crianças
Publicada em 02/04/2013, às 17h44
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Carmem Tristão

Jogos, apresentações, paródia e produção de cartazes. São variadas as atividades de que os alunos da rede municipal participam na campanha de combate à dengue.
Entre as ações desenvolvidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlita Corrêa Pereira, no Centro, está o momento de vivência com as crianças no pátio da escola com o "Jogo dos 7 erros", em que são apresentados cuidados e precauções no combate à dengue, com simulação de situações para que elas participem dizendo o que está certo e errado (exemplos: pneu com água, vasos de plantas e garrafas viradas para baixo).
Também haverá visita de um agente de saúde convidado para dialogar com as crianças sobre a sua função enquanto profissional de combate à dengue e a importância em recebê-lo em suas residências; confecção coletiva de cartazes; exposição do material produzido pelos corredores da escola; presença de ator fantasiado de mosquito da dengue entregando panfletos informativos (aos pais e responsáveis nos horários de entrada e saída dos alunos).
O Cmei Georgina da Trindade Faria, em São José, tem se mobilizado de uma forma especial. Nesta sexta-feira (5), crianças de 4 e 5 anos vão encenar a paródia "O mosquito dengoso", que tem como pano musical a melodia da famosa e inconfundível canção infantil "A barata diz que tinha". As crianças já estão se preparando para a apresentação, que acontecerá às 11 horas, no auditório da escola, com a presença dos pais.
Além dessa ação, a unidade também está executando outras atividades complementares à conscientização e sensibilização da doença, como: exibição de vídeo sobre o ciclo do mosquito transmissor da dengue; reprodução ampliada no cartaz do mosquito, onde as crianças menores irão pintar e fazer colagem; leitura de histórias envolvendo a temática da dengue; leitura de notícias de jornal nas salas de aula sobre os sintomas e riscos da dengue; e produção de histórias escritas
pelos alunos.
Os mais coloridos cartazes produzidos por crianças de três anos já podem ser conferidos nos corredores do Cmei Rubens Duarte de Albuquerque, em Itararé. Os pequenos não pouparam criatividade para expressar em cores e formas como combater a dengue. Com as crianças maiores, com
faixa de idade de 6 anos, os professores estão executando atividades em sala de aula, envolvendo-as com textos de conscientização e produção de ilustrações.
Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Lomba, em Maruípe, o Dia da Família na Escola coincide com o encerramento da campanha "Não é mentira! Dengue pode matar!", nesta sexta (5). Na ocasião, alunos, pais, parentes e responsáveis poderão experimentar uma realidade aumentada ao observar uma maquete que contém o ciclo da dengue, enquanto recebem orientações e explicações de um profissional da Unidade de Saúde de Maruípe sobre a correta maneira de prevenir e combater a doença.