Notícias
Cmei em São Pedro realiza 19ª edição da "Caminhada pela cultura da paz"
Publicada em 17/09/2021, às 16h12
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luís Oliveira
Promover a paz, o respeito, o cuidado com os colegas e conscientizar os futuros cidadãos de seus direitos e deveres. Tudo isso com muita alegria, união e parceria entre escola, crianças e comunidade escolar.
Assim foi a 19ª edição da tradicional “Caminhada pela cultura da paz”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Gilda de Athayde Ramos, em São Pedro, realizada na manhã e na tarde desta sexta-feira (17), com as crianças.
“Trabalhamos dentro de uma perspectiva em que as nossas ações perpassam, o tempo todo, a construção de paz dentro do currículo infantil, de forma que a criança construa o movimento da cultura de paz atrelada a todas as ações que o Cmei vivencia. Há todo um planejamento de atividades que envolvem o lúdico, a inspiração, as brincadeiras, em um processo afetivo, social e de conhecimento, a partir de uma didática de valorização do outro, do respeito e de todo o processo que constitui a infância”, destacou a diretora da unidade de ensino, Margarete Fiorin.
Atividades
Durante a semana, os pequenos confeccionaram e decoraram os próprios aventais que utilizaram no momento ato, feitos de TNT, na cor branca. Além disso, produziram diversos murais e cartazes que foram expostos nas paredes do Cmei.
Todas as turmas e profissionais do Cmei, dos turnos matutino e vespertino, estiveram presentes e proporcionaram um momento repleto de alegria e união. Durante a caminhada, as crianças carregaram faixas com mensagens de paz, e cantavam a música “Mundinho de paz”, de Lilian Cristina.
“Queremos um mundinho de paz
Com ajuda tudo isso é capaz
Pois o futuro está em nossas mãos
Com amor e muita união”, diz a letra.
Envolvimento das famílias
As famílias também participaram da atividade, mesmo que à distância. A prtir do trabalho dos profissionais da unidade de ensino, de envolver a comunidade, as famílias produziram em casa, junto às crianças, faixas e cartazes temáticos que foram expostos na entrada do Cmei.
Vale lembrar que, neste ano, a caminhada simbólica foi realizada dentro do espaço escolar, em respeito aos protocolos de biossegurança e convivência por conta da pandemia do coronavírus.
Oficinas e parceria
Foram realizadas ao longo da semana, várias “oficinas da paz”, em cada turma, com a participação das famílias. Houve muita pintura, colagem, produção de murais e cartazes. Todos os trabalhos produzidos estão expostos no Cmei.
A Margarete Fiorin destacou a parceria da escola com a comunidade escolar.
“Nossa comunidade é parceira do espaço escolar. A caminhada é uma ação muito rica para nossas crianças e nossas famílias. As crianças se produzem para isso, elas criam acessórios para dizer da paz. As famílias também fizeram parte dessa construção, participando de várias das nossas ações”, ressaltou.