Notícias
Centro Integrado de Assistência Social e Esportes, em Jardim Camburi, tem 40% das obras concluídas
Publicada em 13/12/2024, às 17h15 | Atualizada em 13/12/2024, às 17h18
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Brenda Pereira
As obras do Centro Integrado de Assistência Social e Esportes (Ciase), em Jardim Camburi, estão com 40% das intervenções concluídas. O prédio está sendo construído na Rua Esther Oliveira Galveas Serafim.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, visitou as obras, nesta sexta-feira (13), em companhia do secretário de Obras, Gustavo Perin, da secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, do secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, da vice-prefeita eleita, Cris Samorini, além dos deputados Da Vitória, Denninho Silva e lideranças comunitárias.
"Vocês que são os protagonistas, os usuários, e que vão de fato estar aqui no dia a dia conosco usando e mostrando para a cidade, para o Espírito Santo, para o Brasil, que é possível construir políticas públicas coletivamente", disse o prefeito.
"Essa construção vai ser um atendimento inédito na cidade. Aqui nós vamos integrar Cras, Creas, atendimentos esportivos para terceira idade, fazendo história em nossa cidade", destacou Gustavo.
"Foi prometido um Centro de Convivência nessa área há anos, e nem projeto tinha... Agora isso é possível. Isso aqui não é uma obra, é a realização de um sonho", destacou Cintya.
"Teremos uma extensa área fechada para a realização de esportes coletivos", afirmou Rodrigo.
Cris Samorini também participou da visita e enalteceu a obra: "Agradecemos a confiança de toda a população, e sem dúvidas iremos entregar muito mais ao longo desses quatro anos".
O deputado federal Da Vitória também prestigiou a visita: "Teremos um dos grandes centros aqui, Vitória é um orgulho para nós".
O deputado estadual Denninho Silva elogiou o empreendimento: "Esse terreno aqui ficou por muito tempo parado, e isso mostra o quanto a PMV tem olhado com muito carinho para a terceira idade".
Estrutura
O Centro contará com os seguintes serviços: CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), núcleo do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), núcleo do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e núcleo da Semesp, que poderá ofertar hidroginástica, natação, yoga, dança, e aulas de alongamento.
O projeto contempla a construção em três pavimentos, com Área total Construída de 1.797,17 m², contando com estacionamento e uma piscina aquecida. Toda a concepção da edificação obedece ao padrão de qualidade de obras da PMV visando uma construção duradoura e sustentável.
No primeiro pavimento haverá sala de espera, hall de exposições, recepção, sala de atendimento, coordenação, sala multiuso CCTI, arquivo, refeitório, área de serviço, vestiários, copa, sala da administração e sala de avaliação.
No segundo pavimento: sala de equipe, atendimento, coordenação e brinquedoteca; salas multiuso do Cras, Creas e CCTI; refeitório; área de serviços; vestiários e sala de reunião.
No terceiro pavimento ficará o auditório, com 82 lugares, varanda descoberta, sala multiuso, refeitório, área de serviço, sanitários, vestiários e copa.
A edificação contempla ainda itens de sustentabilidade como uso de lâmpadas de LED, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água.
O estacionamento contará com 17 vagas de veículos internas (sendo uma reservada para pessoas com mobilidade reduzida, uma para idosos e uma para carga e descarga), além de 17 vagas para bicicletas e quatro vagas para motos.