Notícias
Carnaval: Porta a Porta garante folia de cadeirantes no Sambão do Povo
Publicada em 22/02/2025, às 06h35
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduarda Miranda
Acessibilidade e inclusão. Esses são os objetivos primários do serviço Porta a Porta, que, além dos atendimentos diários aos usuários com deficiência, também está levando foliões para o Sambão do Povo curtirem o desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória. Nesta sexta-feira (21), quem aproveitou a folia com conforto, segurança e transporte acessível foi a vendedora Diná Heringer, de 50 anos.
Moradora do bairro Santo Antônio, ela teve a van adaptada do serviço Porta a Porta fazendo o transporte de sua casa até a passarela do samba. O sistema é exclusivo para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas, que podem levar um acompanhante. Diná fez o agendamento e levou a amiga Marlene Nascimento.
"O Porta a Porta me ajuda muito. Na verdade, ajuda em tudo, na vida mesmo. Para a escola, pro médico, pra ir no banco, no supermercado. Eu agendo pelo aplicativo e pelo 156, simples e rápido, seguindo a regra dos dois dias de antecedência. É o meu primeiro carnaval, está tudo lindo e que seja o primeiro de muitos", disse.
O prefeito Lorenzo Pazolini fez questão de acompanhar e receber os foliões cadeirantes no Sambão do Povo, e falou da importância da iniciativa para inclusão de todos os públicos na folia.
"O Porta a Porta garante acessibilidade, respeito, inclusão e autonomia. Traz os foliões para o carnaval para se divertirem, depois leva eles de volta para casa. É mais um serviço da PMV que contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos", destacou.
Para além desta sexta-feira (21), o Porta a Porta também fará o transporte nos desfiles deste sábado (22) e domingo (23). Para garantir o transporte, é necessário que o usuário agende seu atendimento. A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) montou uma escala especial para atender ao público. Os usuários cadastrados devem agendar o atendimento pelo telefone (27) 98125-0870.
O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, afirmou que a intenção é que o serviço Porta a Porta, utilizado com diversas motivações, como trabalho, consultas médicas, esportes, atividades diversas, também seja utilizado em evento e lazer.
"O Carnaval é um dos maiores eventos do país, uma oportunidade de diversão para todos, inclusive para quem tem dificuldade de se locomover e utiliza cadeira de rodas para deslocamentos. É um público atendido o ano inteiro em Vitória e que tem no lazer uma das motivações", destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano.
O gestor explicou que o destino pode ser uma igreja, um parque, um evento, o shopping, o Projeto Praia Legal ou algum outro. O usuário terá todo conforto para ir e vir com toda comodidade, pois precisa se divertir também. "Inclusão é fundamental porque lazer é inclusão também. Assim como a sensibilização feita em oportunidades como essa de levar segurança e comodidade para pessoas com deficiência", comemorou.