Notícias
Carnaval 2025: famílias aproveitam os desfiles nas arquibancadas
Publicada em 22/02/2025, às 03h15 | Atualizada em 22/02/2025, às 03h15
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduarda Miranda
Enquanto as escolas dão um show na passarela do Sambão do Povo, muitos foliões aproveitam a festa das arquibancadas. Seja com a família, com os amigos, alguns pela primeira vez, outros frequentadores assíduos, mas todos empolgados com os desfiles das agremiações do Grupo A.
A promotora de vendas Elijiana da Conceição, de 36 anos, é moradora do bairro Santo Antônio, bem próximo do Sambão do Povo. Junto com a família, ela frequenta os desfiles há mais de 10 anos. "É uma experiência sem explicação, eu amo estar aqui. Todo ano a gente se une e vem acompanhar essa festa. Somos moradores aqui do bairro e aproveitamos para prestigiar", contou.
O comerciante Leonardo da Silva Ferreira, 44 anos, está fazendo aniversário e veio prestigiar os desfiles desta sexta e madrugada de sábado. Ele é morador de Cariacica e acompanha todos os anos. A esposa Patrícia está conhecendo pela primeira vez. "Os desfiles estão um show. É maravilhoso participar de um evento como esse a cada ano", destacou.
O professor de artes Ualter Gonçalves, 37, é morador de Viana e também um frequentador assíduo dos desfiles. "Já é uma cultura popular. Eu sou professor de artes e me sinto na obrigação de prestigiar o nosso carnaval que está melhor a cada ano que passa. Já não estamos perdendo em nada para os desfiles do Rio e de São Paulo", afirmou.
A técnica de enfermagem Eliana Moreira, de 46 anos, é moradora de Vila Velha e está pela primeira vez no Sambão do Povo acompanhando o carnaval com o marido. "Estou gostando da experiência. Muito tranquilo de chegar e acompanhar os desfiles. Estar aqui é bem diferente de acompanhar pela televisão. Voltaremos mais vezes com certeza", disse.
A velha guarda se faz presente não só na avenida, mas também nas arquibancadas. A aposentada Vera Maria, de 73 anos, é uma verdadeira amante do Carnaval: já são mais de 40 anos de folia. E há muitos deles, vem de Vila Velha para o Sambão do Povo acompanhar os desfiles. "Venho todos os anos porque gosto muito. Acho o carnaval o maior barato. Está muito bom na sexta e quero voltar no sábado", contou.
Iluminação especial
E a iluminação instalada no Sambão do Povo vem deixando os desfiles ainda mais bonitos. Ao todo, 327 novos projetores de LED foram instalados na pista. São 136 projetores RGBW de 460W, responsáveis pelo espetáculo da iluminação cênica, e 191 projetores de LED de 500W, assegurando um alto nível de iluminação na avenida.
Fora do Sambão do Povo, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura (Setran) implementou melhorias na iluminação do entorno para facilitar a mobilidade dos foliões e aumentar a segurança.
Foram instalados 460 novos projetores de LED em vias estratégicas. Além disso, iluminação temporária foi instalada em pontos essenciais do Carnaval de Rua, ampliando a visibilidade e garantindo um ambiente mais seguro para os foliões.