Notícias
Carnaval 2025: Circuito da Folia e show de Serjão Loroza na noite de domingo (2)
Publicada em 03/03/2025, às 09h45 | Atualizada em 06/03/2025, às 10h09
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Os foliões do Carnaval do Centro de Vitória não ficaram um minuto parados neste domingo (02). Depois de um dia com três blocos, desde as 8h, mais de 60 mil pessoas percorreram o Circuito da Folia até o Sambão do Povo. A plateia ainda aproveitou os shows de Emerson Xumbrega e da voz arrebatadora de Serjão Loroza.
Com início às 19h, o Circuito da Folia foi puxado pelo cantor Ton Oliver. Completando 10 anos de carreira em 2025, ele provou que o ritmo do sertanejo universitário combina, sim, com trio elétrico e fez a galera correr atrás do trio pelas ruas do Centro.
"Este é meu segundo carnaval em Vitória desde que vim morar no Espírito Santo, há três anos. Sou mineira, mas, a cada dia, fico mais apaixonada e encantada por essa euforia no Circuito da Folia", detalhou a estudante Ingrid Samili de Oliveira, moradora da Serra.
No Sambão, Emerson Xumbrega animou o público a partir das 20h. Ele se destaca no cenário musical capixaba e também no Brasil, levando o melhor do samba em suas apresentações. Além de conquistar vários prêmios no carnaval capixaba como cantor e compositor, Xumbrega se apresenta em rodas de samba, casas de shows e diversos eventos, como festivais, festas, carnavais, projetos e programas culturais.
No encerramento, às 22h, o público teve um encontro com grandes sucessos do passado e também da atualidade. Serjão Loroza chegou acompanhado de músicos de percussão, cordas e sopro, fazendo música "pop brazuca", passeando por alguns hits internacionais e aliando diversão a arranjos diferenciados. Juntos, Serjão e a banda Us Madureira fizeram um verdadeiro show de batucada samba-funk.
A educadora social Ayslane Santos aproveitou o circuito e os shows no Sambão com as amigas. "É cansativo, mas também é divertido, animado e tem uma alegria que contagia. Carnaval é cultura brasileira", destacou a moradora de Cariacica.
O carnaval também movimenta a economia ao ocupar hotéis, gerar serviços e demandar transporte e alimentação. "Para nós, o carnaval virou uma oportunidade de gerar renda. Eu e uma amiga ficamos desempregadas, e o carnaval nos possibilitou ter uma fonte de renda momentânea, pelo menos", contou Célia Baessa, ambulante de bebidas.
O evento contou com uma estrutura completa, incluindo pontos de hidratação, banheiros químicos, lixeiras e ecopontos para descarte de recicláveis, disponibilizados pela Prefeitura. A segurança foi reforçada com mais de 163 câmeras de monitoramento e o suporte do Centro de Comando Integrado da Guarda Civil Municipal.
No encerramento, o Bloco da Limpeza exibiu toda sua presteza ao percorrer as ruas para recolher o lixo e garantir que tudo ficasse pronto para a sequência da folia na segunda e na terça-feira. Afinal, a festa não pode parar!