Notícias

Caps de Vitória promovem evento para reforçar a cultura e o bem-estar na saúde

Publicada em 02/06/2022, às 17h50

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Fernanda Sant'Anna


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Caps de Vitória promovem evento para reforçar a cultura e o bem-estar na saúde
Foto Divulgação
Caps de Vitória promovem evento para reforçar a cultura e o bem-estar na saúde

Uma tarde para celebrar a importância da alegria, do autocuidado e da autoestima no tratamento em saúde mental. Assim foi o Caps Fashion Day, um evento que aconteceu na quadra do bairro da Ilha de Santa Maria nesta semana e movimentou a rotina dos três Centros de Atenção Psicossocial de Vitória (Caps) que atendem pessoas adultas na capital.

Ao som de clássicos da música popular brasileira, todos participaram de uma Dança Circular com a musicoterapeuta do Caps AD, Djaldea Fernandes.

O ponto alto do evento foi o desfile de 10 pacientes dos Caps de Vitória. Com direito a tapete vermelho e produção de cabelos e maquiagem, realizada pelo salão da comunidade, "Espaço Trança Serafim", as usuárias do serviço esbanjaram alegria, vivacidade e autoestima.

A psicóloga da área técnica em Saúde Mental de Vitória, Andréa Romanholi, explicou que essa ação buscava realmente estimular o autocuidado, trabalhar a autoestima e a alegria de viver. "Tudo aqui é significativo, evoca beleza, arte e vida. É muito importante que as pessoas se sintam valorizadas, aprendam a tirar um tempo para se cuidar e se verem bonitas. Dentro do conceito de saúde ampliada, alegria, bem-estar, lazer e  cultura fazem parte da saúde e do cuidado", explica Andréa.

Uma das participantes que desfilou, Rosemary Lima, contou que desde a preparação pro desfile, aproveitou muito o evento.  "Hoje foi o dia mais feliz da minha vida. Amei muito. Vimos nossa beleza, que não está só por dentro, mas por fora também. Eu me senti maravilhosamente bem", declarou.

Diva Ana fez questão de usar uma roupa nova especialmente para a ocasião, graças ao incentivo das filhas. "No início, eu não achava que iria participar, mas depois que fomos pro salão, que começaram a me maquiar, comecei a gostar. Foi tudo muito divertido", afirmou.

Rede de Atenção Psicossocial

Vitória possui uma Rede de Atenção Psicossocial formada por ações e serviços específicos para pacientes que sofrem transtornos mentais e também para pessoas com demandas ligadas ao uso de álcool e outras drogas.

As ações de saúde mental são desenvolvidas também pelas equipes das 29 unidades básicas de saúde de Vitória, que procuram conhecer o indivíduo que necessita de atenção, assim como sua família e o contexto geral de cada situação. As informações ajudam a desenvolver estratégias de atenção e tratamento que contribuam para a redução do sofrimento e a melhor inserção social e familiar.

Situações mais complexas são encaminhadas aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem serviços nos quais os usuários têm seu tratamento planejado de acordo com sua necessidade. Nos CAPS o atendimento, individual, em grupo e familiar, é feito por equipes multidisciplinares, com pediatras, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, musicoterapeuta, arteterapeutas e técnicos esportivos. A equipe trabalha em conjunto e também articuladas aos profissionais das Unidades de Saúde, oferecendo atividades para aqueles que realizam seu acompanhamento no espaço.

Para ter acesso aos serviços do Caps, o paciente ou seu familiar, pode procurar, preferencialmente, a Unidade de Saúde que atende ao seu bairro, pois elas possuem profissionais qualificados para a avaliação e tratamento e, caso necessário, encaminhamento do paciente para um tratamento especializado no Caps. Mas podem, também, buscar o Caps diretamente para acolhimento e avaliação no serviço.


Voltar ao topo da página